Deus como arquiteto

Lições da Bíblia.

“Depois que Deus libertou os israelitas da escravidão do Egito de maneira dramática, Ele os trouxe ao Monte Sinai. Ali, Ele uniu o povo a Si mesmo, numa aliança sagrada.”

“3. Entre todas as variadas instruções que Ele deu ao povo, como a beleza foi incluída?” “Disse o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta. Esta é a oferta que dele recebereis: ouro, e prata, e bronze, e estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabra, e peles de carneiro tintas de vermelho, e peles finas, e madeira de acácia, azeite para a luz, especiarias para o óleo de unção e para o incenso aromático, pedras de ônix e pedras de engaste, para a estola sacerdotal e para o peitoral. E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.” (Êxo. 25:1-9). “O modelo para construção do santuário de Deus envolvia materiais de valor, qualidade e beleza, de modo que Deus fosse glorificado.”

“A primeira metade do livro de Êxodo descreve a miraculosa libertação de Israel do Egito. A segunda metade do livro trata de assuntos que incluem a beleza. As instruções divinas de Êxodo 25:1-9 são seguidas por Êxodo 25:10–31:11, com o projeto divino para a tenda do santuário portátil, seus utensílios e as vestes sacerdotais. De Êxodo 35:1 até o fim do livro (Êx 40:38) são encontradas as divinas descrições detalhadas, juntamente com o registro de sua exata execução. Esse registro inclui muitos detalhes ligados à arte.”

“Essa coleção de detalhes é leitura entediante para muitos cristãos modernos. Mas Deus Se agradou não apenas em apresentar essas muitas instruções aos escravos recém-libertados, mas também em incluí-las nas Escrituras.”

“Nos primeiros cinco livros da Bíblia, há quase cinquenta capítulos que registram as precisas orientações divinas a respeito de um belo santuário. Ele não apenas apresentou o projeto arquitetônico, mas também as instruções exatas sobre os utensílios.”

“É significativo que no Monte Sinai, Deus tenha dado não somente o Decálogo, Suas instruções para a obediência na aliança, mas também instruções específicas de como elaborar uma estrutura esplendorosa envolvendo quase todo tipo de habilidade artística.”

“Deus foi o arquiteto de tudo isso, mesmo inspirando os artesãos na elaboração dos detalhes minuciosos de decoração. Nada foi deixado para a imaginação humana. Nos primeiros cinco livros de Moisés, há mais capítulos sobre o planejamento e a consequente edificação do santuário e seus utensílios do que para qualquer outro assunto.”

“4. Qual foi o modelo utilizado para a construção do santuário terrestre? O que isso nos diz sobre o amor de Deus pela beleza?” Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.” (Êxo. 25:9). Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem. Pois todo sumo sacerdote é constituído para oferecer tanto dons como sacrifícios; por isso, era necessário que também esse sumo sacerdote tivesse o que oferecer. Ora, se ele estivesse na terra, nem mesmo sacerdote seria, visto existirem aqueles que oferecem os dons segundo a lei, os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte.” (Heb. 8:1-5) “O santuário apresentado por Deus a Moisés, com base no santuário celestial.”

“Se o santuário terrestre foi apenas uma ‘sombra’ do celestial, é difícil até começar a imaginar o tipo de beleza que deve existir no verdadeiro santuário, feito pelo próprio Deus.”

“Por que era importante que o santuário fosse tão bonito? Talvez para dar ao povo um senso de temor diante do poder e grandeza de Deus? Talvez para ajudá-lo a sentir a própria necessidade diante de tamanha grandeza? Como uma compreensão maior da glória do santuário pode nos ajudar a entender o caráter de Deus em contraste com nossa própria natureza terrena e pecaminosidade?”

“No dia 24, você poderá doar sangue no projeto Vida por Vidas e aproveitar para entregar o livro A Grande Esperança.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – segunda-feira 12 de março de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos