Deus como oleiro

Lições da Bíblia.

“Contudo, Senhor, Tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; Tu és o oleiro. Todos nós somos obra das Tuas mãos” (Is 64:8, NVI).

“1. Qual é a primeira vez em que a Bíblia revela Deus mostrando Suas habilidades em trabalhar com o ‘barro’?” “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gên. 1:26-27). Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.” (Gên. 1:31). Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gên. 2:7). “Ao criar o homem do pó da terra. Deus reconheceu que a criação era muito boa, uma verdadeira obra de arte.”

“A Bíblia começa com Deus criando os primeiros seres humanos a partir ‘do pó da terra’. De fato, a palavra hebraica para ‘homem’, adam, está intimamente ligada à palavra hebraica para ‘terra, que é adamah, um vínculo linguístico que reforça a incrível verdade sobre a habilidade de Deus como ‘oleiro’. Ele realmente nos formou do pó da terra. É difícil imaginar como um ser humano, com sangue, ossos, pele, nervos e todas as incríveis partes do nosso corpo, poderia ter sido formado a partir do solo. Nossa existência é um milagre que está além da compreensão humana.”

“Embora a figura do ‘oleiro’ esteja correta, no sentido de que o Senhor usou o barro para nos criar, em outros sentidos (como ocorre com a maioria das imagens que procuram explicar a obra e o poder de Deus), dificilmente essa figura faz justiça à Sua criatividade e arte. Afinal, que oleiro pode tomar o barro e transformá-lo em um ser vivo, capaz de respirar?”

“2. Que lições podemos aprender com a imagem de Deus como oleiro? Como aplicar essas lições na nossa vida?” “Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? —diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. No momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir, se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. E, no momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino, para o edificar e plantar, se ele fizer o que é mal perante mim e não der ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria.” (Jer. 18:3-10). “Sais ao encontro daquele que com alegria pratica justiça, daqueles que se lembram de ti nos teus caminhos; eis que te iraste, porque pecamos; por muito tempo temos pecado e havemos de ser salvos? Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam. Já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte e te detenha; porque escondes de nós o rosto e nos consomes por causa das nossas iniquidades. Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos. (Isa. 64:5-8). Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.” (Sal. 51:10). “Da mesma forma que o oleiro pode recriar o vaso de barro quebrado, Deus pode restaurar nossa vida arruinada pelo pecado e criar em nós um coração puro.”

Entre os conceitos revelados nesses versos está a ideia de que somos totalmente impotentes diante do poder de Deus. Em certo sentido, somos como o barro nas mãos do oleiro. O oleiro, não o barro, está no comando.”

“Ao mesmo tempo, Deus está trabalhando para recriar em nós Sua imagem. Por mais que o Senhor tenha interesse pela Sua criação física, quanto mais interesse Ele tem pela beleza do que pode fazer em nós? Devemos nos entregar, morrer para o eu e cooperar com o Senhor, que procura nos recriar e restaurar, tanto quanto possível, à beleza original que já tivemos, nos aspectos espiritual e moral. Claro, a aparência exterior pode ser bonita, mas a beleza interior é o que realmente importa.”

“O escritor russo Fiódor Dostoiévski criou um personagem fictício que tinha, como disse Dostoiévski, beleza interior. Qual é a sua ideia de beleza interior? Que coisas em sua vida se aproximam desse ideal? Que coisas não se aproximam?”

“Ore pelas pessoas que receberão um exemplar do livro A Grande Esperança. A mega distribuição envolverá oito países da América do Sul, no dia 24 de março.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – domingo 11 de março de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos