Ampliando seu círculo de amigos

Lições da Bíblia.

“Embora algumas vezes um exame de consciência possa colocar a pessoa diante da pergunta: ‘Que devo fazer para ser salvo?’, na maior parte dos casos, os cristãos devem sair em busca da ovelha perdida. Alguns sugerem que a igreja age muitas vezes como uma fortaleza da qual algumas pessoas saem em uma campanha ou missão, a fim de conquistar alguns conversos que são posteriormente advertidos a não se aproximar muito do mundo do qual foram salvos. A questão não é se isso é verdade ou apenas uma percepção, mas o fato de que muitos adventistas do sétimo dia têm poucos (ou nenhum) relacionamentos significativos fora da igreja. Embora seja importante evitar influências perversas, há um grau em que tal isolamento diminui nossa capacidade de alcançar as pessoas com a mensagem do evangelho.”

“6. Qual é a função do cristão no mundo? Como devem ser sua postura e condição espiritual?” Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.” (João 17:11-19). Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer. Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. (Col. 4:2-6). ”Andar longe do mal; viver em oração, unidade, alegria e santidade; sabedoria nas palavras; aproveitar as oportunidades para pregar.”

“A partir desses versos, podemos fazer a seguinte lista de verdades sobre os discípulos de Jesus e sua relação com o mundo: (1) Eles estão no mundo (v. 11). (2) Eles não são do mundo (v. 14, 16). (3) Eles ainda não devem ser tirados do mundo (v. 15). (4) Jesus os enviou ao mundo (v. 18).”

“Todos nascemos no mundo. Enquanto estamos aqui, Deus tem um trabalho para fazermos neste lugar. Assim como ocorreu com Seus primeiros discípulos, Jesus nos enviou ao mundo para que apresentemos Sua promessa de salvação a todos os que estiverem ao nosso alcance.”

O desafio para cada um de nós é ampliar de modo planejado nosso campo pessoal de missão. Isso pode significar a necessidade de ajustar nosso estilo de vida, a fim de dedicar mais tempo ao relacionamento com pessoas que não são da igreja. Isso não quer dizer abrir mão dos princípios, convicções e valores, mas, em lugar disso, procurar oportunidades para, com a consciência tranquila, interagir com os outros de uma forma que seja possível nos tornarmos amigos e, como resultado, canais da verdade de Deus.”

“Muitas vezes, enfatizamos o envio de convites para que as pessoas venham até nós. No entanto, Jesus nos disse para irmos a elas. Assim, precisamos nos perguntar: Temos nos afastado muito do mundo e, por isso, temos perdido um pouco de nossa eficácia evangelística?”

“Você fica muito isolado, distante do mundo? Ou se sente satisfeito com o mundo? Você deseja aprender a estar no mundo (testemunhando aos outros) e mesmo assim não ser ‘do mundo’?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quinta-feira 25 de abril de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos