Cristãos habilitados

Lições da Bíblia.

“Se você perguntasse aos membros de sua igreja, muitos deles teriam que pensar longa e arduamente antes que chegassem à conclusão de que têm algum dos dons espirituais apresentados pela Bíblia, ainda que muitos desses provavelmente já tenham exercido um dom espiritual. Eles apenas não os têm reconhecido conscientemente como dons. Diversas pessoas que não têm buscado descobrir formalmente seus dons realizam um ministério excelente em áreas em que se sentem chamadas, e a igreja confirma seu ministério. Muitas vezes, um seminário sobre descoberta dos dons espirituais simplesmente confirma os dons já manifestados em um ministério. É possível, portanto, que as pessoas exerçam um dom espiritual, sob a liderança do Espírito Santo sem descobrir e especificar formalmente esse dom. No outro extremo dessa escala estão os que acham difícil se envolver em alguma atividade na igreja porque não se consideram capacitados de alguma forma. É importante incentivá-los a descobrir seus dons e intencionalmente procurar trabalhar de acordo com esses dons.”

“1. Qual é o propósito dos dons espirituais? Será que todos têm dons? Qual é a fonte dos dons?” Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” (1 Ped. 4:10). “Servir aos outros; todos têm dons; a graça Deus é a fonte dos dons; o ser humano é o canal de distribuição das bênçãos.”

“Já vimos que todo cristão tem um ministério. Por isso, não deveria ser surpreendente o fato de que Deus nos capacita para cumpri-lo. Portanto, todos que tomam a grande comissão evangélica como uma responsabilidade evangelística pessoal, recebida de Deus, serão preparados pelo Espírito para se envolver. Com relação ao trabalho da igreja de salvar pessoas, Deus sabe o que é necessário, onde é necessário e o momento adequado.”

“O texto de 1 Coríntios 12:11 [‘Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.’] revela que a concessão dos dons espirituais aos crentes é uma parte da obra do Espírito Santo de habilitá-los para toda boa obra [‘Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.’ Efés. 2:10]. Não somente o Espírito Santo distribui os dons espirituais entre os cristãos, mas também, como Atos 1:8 revela, Ele nos capacita para usar nossos dons. [‘mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.’ Atos 1:8]”

“Nenhuma das passagens da Bíblia que listam os dons espirituais são idênticas. Isso sugere que as listas de dons concedidos não estão completas, isto é, pode haver outros dons a ser adicionados à lista.”

“O que significa a palavra dom ou dons? O que essa palavra diz sobre sua responsabilidade em usar na obra do Senhor os dons que lhe foram dados livremente (ao contrário de usá-los apenas para outros propósitos)?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – domingo 15 de abril de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos