Dons e responsabilidade cristã

Lições da Bíblia.

“Dons espirituais não são descobertos apenas para satisfazer nossa curiosidade, mas para indicar o que o Senhor deseja que façamos e para mostrar onde nos encaixamos no corpo da igreja. Isso, naturalmente, traz grande responsabilidade enquanto buscamos cumprir o propósito específico para o qual Deus nos capacitou.”

“7. Que semelhanças existem entre as funções específicas dos membros do corpo humano e as funções dos membros do corpo de Cristo? Qual é o segredo para o bom funcionamento do corpo da igreja?” “Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,” (Rom. 12:4). “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.” (1 Cor. 12:12). “de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” (Efés. 4:16). “Muitos membros, com diferentes funções, em um corpo; são importantes para o funcionamento do corpo e devem trabalhar unidos.”

“É significativo que os três principais capítulos que listam os dons espirituais o fazem no contexto do corpo da igreja. Isso mostra que, ainda que alguém possa estar pessoalmente envolvido no testemunho ou em um evento evangelístico, como aconteceu com Filipe e o tesoureiro etíope (At 8), todos temos a responsabilidade de exercer nossos dons por intermédio da igreja.”

“Como já vimos, tudo que a igreja faz deve ser feito sob a autoridade e direção do Espírito Santo. É nossa responsabilidade buscar descobrir a vontade de Deus e trabalhar em harmonia com o que o Espírito revela. Não devemos cair na armadilha de fazer planos e, em seguida, buscar a aprovação divina. Muitas vezes perguntamos: ‘O que nossa igreja pode fazer para Deus?’ Seria melhor descobrir o que Deus já está fazendo entre Seu povo e se envolver com isso.”

“8. Em que aspectos o Espírito Santo dirigia o trabalho dos discípulos?” “E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós.” (Mat. 10:19-20). Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas; tinham também João como auxiliar.” (Atos 13:4-5). “E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.” “Inspira as palavras; envia os missionários para alguns lugares e os impede de pregar em outras localidades.”

“Os discípulos permitiam que o onisciente Espírito Santo dirigisse seu ministério. Às vezes, eles tentavam entrar em um campo de trabalho e eram impedidos pelo Espírito Santo. Paulo recebeu uma visão na qual o Espírito Santo lhe deu instruções específicas a respeito do lugar em que os discípulos deviam trabalhar [‘À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.’ Atos 16:9-10].”

“Dons espirituais devem ser usados com responsabilidade, e a melhor maneira de garantir isso é que o recebedor de um dom mantenha aberto um canal de comunicação com o Espírito. Temos a responsabilidade de manter a unidade da igreja. Se formos guiados pelo Espírito, haverá a unidade desejada. O Espírito orienta os indivíduos e dirige a igreja. A orientação que Ele dá a um membro é dada a toda a igreja. O Espírito não conduz os indivíduos à parte do corpo.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quinta-feira 19 de abril de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos