Individualidade e unidade

Lições da Bíblia.

“A igreja local não é simplesmente um grupo de pessoas separadas que se sentam no mesmo templo por algumas horas uma vez por semana. Segundo as Escrituras, a igreja é um grupo de pessoas unidas de modo tão estreito como as partes do corpo humano. No entanto, é possível que as pessoas se reúnam regularmente sem fazer parte do corpo no sentido bíblico. Embora esse fato lamentável possa ser verdade em muitas áreas da igreja, estamos focalizando a necessidade de estar unidos nas áreas de evangelismo e testemunho.”

“4. O que aconteceria com o crescimento e a eficiência de um corpo, se ele perdesse o cotovelo, punho ou as articulações do joelho? O que a analogia de Paulo fala sobre a igreja como um corpo de cristãos que receberam a missão evangelística?” “de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” (Efés. 4:16). “Todos são importantes para a igreja; somente quando os membros trabalham em harmonia a igreja cresce.”.

“O apóstolo Paulo diz que o corpo da igreja cresce quando todos os membros fazem sua parte. O que isso diz a respeito de igrejas que não estão crescendo? Nossa primeira reação pode ser responsabilizar os que, em nossa opinião, não estão fazendo sua parte. Isso pode ser verdade, mas pense nisto: quantas vezes as igrejas privam os membros de oportunidade para contribuir com o corpo? Se os líderes da igreja não entendem o princípio do ministério de todos os cristãos, eles não trabalham intencionalmente para o máximo envolvimento dos membros nos ministérios da igreja.”

“5. O que a igreja de Tessalônica fez com o evangelho que recebeu de Paulo?” “porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós. Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma;” (1 Tess. 1:5-8). “Receberam a Palavra com alegria e passaram a imitar os mensageiros e se tornaram modelos para outros.”.

“A igreja em Tessalônica é um exemplo de cristãos que receberam o evangelho e o transmitiram. Ainda é a vontade de Deus que Sua igreja funcione dessa maneira.”

“Muitas são as bênçãos recebidas quando cada cristão atua numa estratégia evangelística planejada para a igreja. Enfatizaremos aqui as importantes áreas de encorajamento e responsabilidade. Trabalhar em equipe nos permite considerar seriamente essas áreas. A falta de incentivo ao grupo representou a morte de muitos ministérios leigos proveitosos. Embora os indivíduos tenham dons e talentos especiais, trabalhar em direção a objetivos comuns, por meio de estratégias corporativas, ainda é o ideal. Da mesma forma, a dinâmica do grupo estimula a responsabilidade, não no sentido de julgamento, mas no sentido de análise e avaliação.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – terça-feira 10 de abril de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos