Leite e alimento sólido

Lições da Bíblia.

“3. Teologicamente, o que significa leite, alimento sólido e crescimento espiritual? Quais são os sinais de deficiência no crescimento espiritual?” “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? (1 Cor. 3:1-3). “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,” (1 Ped. 2:2). “Leite: conceitos básicos da verdade. Alimento sólido: verdades mais profundas. Ciúmes e contendas indicam falta de crescimento.”

“Evidentemente, os membros da igreja de Corinto não haviam ido muito longe em seu desenvolvimento espiritual depois de Paulo ter estabelecido o grupo. Consequentemente, quando pregou a eles, sua mensagem foi um apelo para que se entregassem a Deus e crescessem espiritualmente, até o ponto em que pudessem compreender as profundas verdades do evangelho. Sua pregação nesse momento teria enfatizado mais a aceitação do evangelho do que a edificação espiritual. Paulo não pregaria sobre os temas mais profundos enquanto as pessoas não tivessem maturidade espiritual suficiente para entendê-los e responder a eles.”

Ao buscar alcançar as pessoas, devemos sempre estar atentos à estratégia de Paulo. Devemos levar as pessoas a se entregarem a Cristo e, depois, podemos esperar que elas aceitem as verdades profundas de Sua Palavra que podem transformar a vida.”

“A sequência evangelística pode se referir a uma estratégia em longo prazo ou a um processo breve. Quando as pessoas avançam através de uma sequência de programas até o ponto em que estão abertas ao chamado de Deus, elas podem ser conduzidas a assistir a uma série evangelística completa ou receber uma série de estudos bíblicos. Seja qual for o programa, o princípio continua sendo o mesmo: primeiro o leite (temas simples do evangelho para começar um relacionamento) e, em seguida, o alimento sólido (verdades mais profundas e mais decisivas que levam a um compromisso firme).”

“4. Por que Jesus não apresentava toda a verdade de uma só vez? Como saber o momento certo? Como podemos aplicar esse princípio em nossa maneira de lidar com os outros?” “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;” (João 16:12). “As pessoas não estavam preparadas para suportar. Precisamos conhecer as pessoas e ter sabedoria e prudência em nosso trabalho.”

“Um recém-convertido, adventista do sétimo dia, estava tão emocionado com a verdade aprendida que desejava dizer a todos. Muitas vezes, o primeiro assunto que ele compartilhava com os outros, era o ensinamento sobre a ‘marca da besta’. Embora bem-intencionado, ele era um excelente exemplo de como a verdade precisa ser apresentada de forma sequencial.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – segunda-feira 30 de abril de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

  1. E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
    Hebreus 6:6
    Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
    Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.

    Hebreus 5:13-14
    Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
    Hebreus 6:1

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Escreva a sua opinião sobre o tema.

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos