O Espírito e Seus dons
Lições da Bíblia.
“Até certo ponto, os dons espirituais de alguém definem seu lugar na igreja local. Em outras palavras, descobrir os dons espirituais é descobrir onde o Senhor quer que você atue no corpo da igreja. Você já foi convidado a se envolver em uma área pela qual você não tinha nenhum entusiasmo nem interesse? Você conhece pessoas que aceitaram funções na igreja apenas para renunciá-las no decorrer do ano, porque sentiram que eram as pessoas erradas para a tarefa? Muito provavelmente, nessas situações as pessoas foram convidadas para realizar o trabalho e, em alguns casos, tentaram se envolver no ministério da igreja para o qual não foram chamadas nem capacitadas. Embora isso aconteça, essa não deve ser a regra.”
“2. Que atitudes preparam alguém para o chamado ao ministério? Quem faz o chamado? Qual é a importância do chamado?” “Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.” (Atos 13:1-3). “Servir ao Senhor, jejuar e orar; o Espírito Santo é quem chama; a imposição das mãos confirma o chamado.”
“É significativo que o Espírito Santo é quem nos chama para ministrar em nome de Deus. Barnabé e Saulo foram chamados pelo Espírito e capacitados pelo mesmo Espírito. O verso 2 nos dá informações importantes. O texto revela que Barnabé e Saulo já estavam envolvidos em ministrar para o Senhor antes de ser chamados para um ministério específico. Sabemos que esse era um ministério específico porque Simeão e Manaém não foram chamados naquela ocasião.”
“Pouco antes de Jesus deixar a Terra, Ele prometeu que o Espírito Santo viria para ser nosso ajudador. Parte da obra do Espírito é nos habilitar para espalhar o evangelho. Portanto, se Ele nos concede dons para realizar a tarefa evangelística, então esses dons são certamente importantes, e precisamos empregá-los.”
“3. Quais são as ações do Espírito em Sua interação com a humanidade?” “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:” (João 16:8). “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” (João 16:13). “Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.” (Atos 13:4). “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.” (Rom. 8:11). “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8). “Convence; guia; anuncia o futuro; envia mensageiros a certos lugares; vivifica nosso corpo; capacita para o testemunho.”
“Quando entendemos por que o Espírito Santo concede dons espirituais, vemos como eles são vitais para a salvação dos que devem ser conduzidos a Cristo. Por meio do chamado e da habilitação concedida pelo Espírito Santo, cada cristão está envolvido em diferentes graus e de diversas formas, na grande obra de propagação do evangelho.”
“Embora, às vezes, possamos designar alguns dons como importantes ou especiais, na realidade todos os dons são essenciais para a vida e a missão da igreja. Ainda que, por vezes, coloquemos evangelistas, pregadores, ou professores talentosos em um pedestal, pessoas com o dom de ensinar e formar discípulos são igualmente essenciais.”
Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – segunda-feira 16 de abril de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.