Morte e ressurreição (1Ts 4:14)

Lições da Bíblia.

“3. Que esperança Paulo oferece em relação aos que já morreram?” “Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.” (1 Ts 4:14). “Se Jesus ressuscitou, Deus trará os que dormem na companhia de Jesus.”

“No verso 14, Paulo oferece a solução para o problema da tristeza desesperada. Na língua original, ele descreveu os crentes que morreram como tendo dormido em Jesus. Embora, nos tempos do Novo Testamento, dormir tenha sido uma metáfora comum para a morte, a expressão normal para a morte de um crente é ‘dormir em Jesus’ ou ‘em Cristo’. Um bom exemplo disso é a expressão ‘os mortos em Cristo’, do verso 16.”

“Uma segunda questão com o texto é a ideia de que Deus ‘trará, em Sua companhia, os que dormem.’ Alguns leem essa frase como significando que os que morreram em Cristo (e se presume que foram para o Céu no momento da morte) retornarão com Jesus quando Ele vier. Mas essa interpretação contradiz o próprio ensino de Paulo no verso 16, de que a ressurreição dos cristãos mortos ocorrerá na segunda vinda e não antes.”

“4. Como 1 Coríntios 15:20-23, 51-58 nos ajuda a entender a ideia de 1 Tessalonicenses 4:14?” “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. [...] Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão. ” (1 Cor. 15:20-23, 51-58). “Jesus foi as primícias da ressurreição; na Sua volta, o restante dos mortos ressurgirão; a ressurreição de Cristo abriu o caminho da vitória sobre a morte; quando a trombeta soar, os mortos ressuscitarão incorruptíveis.”

“Podemos entender o que ele estava dizendo se prestarmos muita atenção ao ponto principal que Paulo estava apresentando. Ele estava traçando um paralelo entre a morte e a ressurreição de Jesus e a morte e ressurreição do crente. Para Paulo, a ressurreição de Jesus, ainda recente em seus dias, era a garantia de que todos os crentes também seriam ressuscitados na segunda vinda de Cristo (1Co 15:20-23). A teologia de Paulo é consistente. ‘Se cremos’ (1Ts 4:14) na morte e ressurreição de Jesus, devemos também acreditar na ressurreição dos que morreram como verdadeiros seguidores de Jesus.”

“Assim, ele usou a expressão ‘mediante Jesus’ da mesma forma que utilizou as palavras ‘em Cristo’ no verso 16. Com isso, estava dizendo aos tessalonicenses que seus irmãos e irmãs mortos não permaneceriam na Terra quando os crentes vivos subissem ao Céu. Todos subirão juntos (Jo 14:1-3). Deus não ‘trará’ os cristãos ressuscitados para a Terra quando Jesus voltar; em vez disso (como Ele fez com Jesus), o Senhor os ‘tirará’ do sepulcro e, juntamente com os vivos, os levará para o Céu. Assim como a ressurreição de Jesus precedeu Sua ascensão ao Céu, igualmente ocorrerá com os Seus seguidores fiéis.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – terça-feira 21 de agosto de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos