Ressuscitar em Cristo (1Ts 4:15, 16)

Lições da Bíblia.

“Em 1 Tessalonicenses 4:13–5:11, Paulo se fundamentou nos ensinamentos de Jesus. Há mais de uma dúzia de paralelos entre essa passagem acerca do tempo do fim e as declarações de Jesus registradas em Mateus, Marcos e Lucas. Mas quando Paulo falou sobre a ‘palavra do Senhor’, em 1 Tessalonicenses 4:15, estava se referindo a uma declaração de Jesus que não foi incluída nos quatro evangelhos, mas que o apóstolo preservou para nós (outro exemplo claro desse procedimento é visto em Atos 20:35).”

“5. De acordo com Paulo, o que acontecerá quando Cristo voltar?” “Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;” (1 Ts 4:15-16). Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!” (Apoc. 1:7). E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” (Mat. 24:31). “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.” (João 5:28-29). “Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.” (Atos 1:9-11). “Os mortos em Cristo ressuscitarão; Seu povo será reunido; todo olho O verá; Ele voltará de modo literal e corporal; todas as tribos se lamentarão.”

“A segunda vinda de Jesus será um evento estrondoso, acompanhada pelo brado de comando de um arcanjo e pela trombeta de Deus. Todos a ouvirão e verão (Ap 1:7; Mt 24:31; Jo 5:28, 29; At 1:9-11).”

“Mas o ponto-chave para Paulo era a ordem dos eventos quando Jesus vier. Os tessalonicenses haviam chegado a acreditar que morrer antes da volta de Jesus implicaria em algum tipo de desvantagem na eternidade, provavelmente eterna separação física dos que vivessem até a segunda vinda de Cristo.”

“Nesse texto, Paulo assegurou aos tessalonicenses que os crentes vivos não precederão nem terão vantagem sobre os mortos. Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (Ap 20:4-6). Isso acontecerá antes que os vivos subam ao encontro de Jesus nos ares (1Ts 4:17). Os justos mortos serão ressuscitados e receberão a imortalidade com os que estiverem vivos quando Ele voltar.”

“Essa passagem não ensina que os crentes vão para o Céu quando morrem. Se Paulo tivesse ensinado aos crentes de Tessalônica que seus entes queridos falecidos estavam no Céu, por que eles estariam tristes? Ele se havia esquecido de lhes dar essa esperança? Em vez disso, o conforto que Paulo ofereceu foi o conhecimento de que a ressurreição iria reuni-los com seus amados.”

Pense em tudo o que acontecerá na segunda vinda de Cristo: Jesus virá no céu, todos O verão, os mortos serão trazidos à vida, os justos vivos receberão a imortalidade e todos serão levados juntos para o Céu. Em certo sentido, isso é muito irracional e totalmente contra o que o senso comum, a experiência e até mesmo a ciência nos ensinam. No entanto, é nisso que devemos acreditar; caso contrário, não temos esperança. Se você pode confiar no Senhor em uma coisa assim, como pode não confiar nEle nas as coisas ‘menores’ com as quais está lutando?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quarta-feira 22 de agosto de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos