O detentor (2Ts 2:5-7)

Lições da Bíblia.

“3. De acordo com Paulo, que duas coisas caracterizavam a situação do mundo no momento em que ele escrevia? Como podemos ver o grande conflito revelado nesses versos?” “E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;” (2 Ts 2:6-7). ”O mistério da iniquidade operava, mas era detido por um poder antagônico, indicando possivelmente um conflito entre o bem e o mal.”

“Combinando esses versos com os anteriores, percebemos que Paulo estava descrevendo três fases da história desde seu tempo até o fim. A fase final começa na segunda vinda de Cristo. Antes dessa fase há a revelação do homem do pecado (‘Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição,’ 2 Ts 2:3), também conhecido como o iníquo (‘então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.’ 2 Ts 2:8). E antes dessa fase há o tempo de mistério e restrição (‘E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;’ 2 Ts 2:6-7).”

“Ainda que tivéssemos um grande desejo de compreender plenamente a intenção de Paulo, há uma série de incertezas nesses versos. O poder refreador é neutro (uma coisa), no verso 6, e masculino (uma pessoa) no verso 7. O iníquo (masculino, v. 8) é neutro no verso 7 (‘mistério da iniquidade’); também não está claro (v. 7) se o poder refreador é tirado do caminho ou tem autoridade para remover a si mesmo (a Bíblia ESV [English Standard Version] traduz corretamente a expressão: ‘até que ele esteja fora do caminho’; corresponde à expressão ‘até que do meio seja tirado’ [RC]).”

“Quem é o detentor ou poder refreador, nesses versos? Ele estava presente nos dias de Paulo, estava defendendo a lei (um poder que restringe a iniquidade, v. 7), estava em um tempo de missão divina e era poderoso o suficiente para restringir a atuação de Satanás (v. 9).”

“4. De acordo com outras passagens do Novo Testamento, o que está detendo a segunda vinda de Cristo?” E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.” (Mat. 24:14). Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações.” (Mar. 13:10). “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” (Apoc. 14:6-7). ”O fato de que o evangelho ainda não foi pregado a todo o mundo e o fato de que todos ainda não foram julgados, até porque Deus julgará a todos com base na oportunidade que tiveram de ouvir o evangelho.”

“Em grande parte do Novo Testamento, os eventos que conduzem à segunda vinda de Jesus começam com a proclamação final do evangelho (Mt 24:14; Mc 13:10; Ap 14:6, 7). Nesse caso, é possível que o detentor sobre o qual Paulo falou fosse o próprio Deus, que detém os eventos finais até que todos tenham a oportunidade de ouvir o evangelho.”

“Você precisa de muita restrição em sua vida? Isto é, quando tentado, como você pode aprender a clamar pelo poder de Deus para restringi-lo de fazer o que você sabe que é errado?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – terça-feira 18 de setembro de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos