Preparação e escudo da fé

Lições da Bíblia.

“Os soldados romanos se armavam para garantir que seus passos não fossem impedidos em terrenos acidentados. Por isso, normalmente usavam sapatos cravejados com pregos afiados. Esses sapatos asseguravam boa aderência. Paulo os comparou com a ‘prontidão’, ou ‘preparação’ do evangelho da paz (Ef 6:15).”

“3. Em que sentido o evangelho da paz provê uma ‘boa aderência’ na guerra espiritual?” Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Isa. 52:7). “E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! (Rom. 10:15). Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;” (Efés. 6:15). “Temos beleza, paz e firmeza, em meio à guerra, porque aceitamos e anunciamos a vitória alcançada na cruz, e que culminará na segunda vinda de Cristo.”

“Efésios 6:15 pode ser traduzido de diversas maneiras: ‘Calçar os pés com a preparação do evangelho da paz’, ‘equipar os pés com a prontidão do evangelho da paz’, ou ‘calçar os pés com o equipamento do evangelho da paz’. A chave é uma palavra grega que pode significar ‘preparação’, como em um fundamento ou base preparados. Assim, o evangelho da paz, como um ‘fundamento preparado’, é a paz que o cristão experimenta como resultado de ter sido reconciliado com Deus por meio do sangue de Cristo. Essa reconciliação lhe dá uma base firme, a partir da qual ele pode se empenhar na batalha espiritual.”

“4. A peça seguinte da armadura é o escudo, que Paulo comparou à fé (Ef 6:16). O apóstolo iniciou seu raciocínio com uma expressão que pode ser traduzida como ‘sobretudo’ (RC), ‘além disso’ (NVI) ou ‘além de tudo’. O que ele quis dizer com essa expressão?” embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.” (Efés. 6:16). “Além da couraça, do cinto e do capacete (verdade, justiça e salvação), temos grande necessidade do escudo da fé, a fim de nos protegermos contra os ataques do inimigo e avançarmos para a vitória.”

“A palavra traduzida como ‘escudo’ vem da palavra para ‘uma porta’. O escudo, medindo cerca de 1,20 m X 75 cm, e consistindo de duas camadas de madeira coladas, era moldado como uma porta. Visto que as flechas naqueles dias eram mergulhadas em piche e, em seguida, incendiadas, o escudo de madeira era coberto com couro, a fim de apagar as flechas inflamadas e embotar suas pontas. Essa era a arma mais importante entre todas as armas de defesa.”

“A analogia espiritual é clara: entre os ‘dardos inflamados’ de Satanás estão a lascívia, a dúvida, a ganância, a vaidade, e assim por diante. ‘Mas a fé em Deus, segurada no alto como um escudo, detém cada um deles, apaga a chama, e faz com que caiam inofensivos ao chão’ (The SDA Bible Commentary [Comentário Bíblico Adventista], v. 6, p. 1045). Esse tipo de fé é demonstrado pelas ações. É uma fé que se manifesta na defesa ativa contra os assaltos do inimigo. Nossa batalha diária é escolher o Senhor e Seus caminhos acima de qualquer coisa que o diabo lance diante de nós.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – terça-feira 13 de novembro de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos