A serpente foi mais astuta

Lições da Bíblia.

“1. Leia Gênesis 3:1. Como é descrito o caráter de Satanás? Como a verdade dessa representação é revelada nesse verso?” ”Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gên. 3:1). ”Ele é astuto, por isso distorceu as palavras de Deus.”

“A astúcia da serpente é vista na sua forma de introduzir a tentação. O inimigo não fez um ataque direto, mas tentou envolver a mulher na conversa. Observe que as palavras da serpente incluem pelo menos dois aspectos problemáticos. Primeiro, ela perguntou se Deus realmente fez uma declaração específica. Ao mesmo tempo, apresentou sua pergunta para levantar dúvidas sobre a generosidade de Deus. ‘Será que Deus realmente negou a você todas as coisas? Ele não lhe deu permissão para comer de toda árvore do jardim?’ Ao citar de modo intencional e incorreto as instruções divinas, a serpente incitou a mulher a corrigir sua declaração, e conseguiu atraí-la para a conversa. A estratégia da serpente certamente foi ‘astuta’.”

“Nada disso deveria ser surpreendente. Jesus chamou o diabo de mentiroso e pai da mentira (‘Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.’ João 8:44). Em Apocalipse 12:9, [‘E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.’] o diabo engana todo o mundo, o que significa que nenhum de nós está seguro, mesmo entre os adventistas do sétimo dia. Satanás, obviamente, não perdeu nada de sua astúcia e engano. Ele ainda usa a estratégia que foi bem-sucedida com Eva. Ele levanta questões sobre a Palavra e as intenções de Deus, esperando suscitar dúvidas e nos envolver em sua ‘conversa’. Devemos ser vigilantes (‘Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;’ 1 Ped. 5:8) a fim de resistir aos seus enganos.”

“2. Compare Mateus 4:3-10 com Gênesis 3:1. Que estratagema semelhante Satanás utilizou com Jesus, e por que falhou? Que lições aprendemos com a resposta de Jesus aos ataques do inimigo? De que forma Satanás nos tenta?” “Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (Mat. 4:3-10); “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gên. 3:1). “Seduzir Jesus a não depender do Pai, pelo ato de transformar pedras em pães e usar um milagre em proveito pessoal, pela sugestão para que Ele Se lançasse do pináculo do templo e pelo convite para adorar ao diabo. O inimigo foi vencido porque Jesus enfrentou as tentações com a Palavra de Deus.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – domingo 03 de fevereiro de 2013. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos