Não é bom que o homem esteja só

Lições da Bíblia.

“De um primitivo abismo Deus criou nosso mundo pelo poder sobrenatural de Sua Palavra. Ao longo do relato da criação, tudo era ‘bom’, até a conclusão da obra, quando tudo o que o Senhor havia criado foi declarado como ‘muito bom’ (Gn 1:31).”

“1. Em meio a tudo isso, no entanto, uma coisa era lo tov [não é bom]. O que não era ‘bom’ e por quê? Quais são as implicações desse texto?” “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2:18 RA). “Que o homem estivesse só. O ser humano foi criado para viver em sociedade; Deus fez o homem para amar e ser amado.”

“Deus havia declarado que todos os aspectos da criação eram ‘bons’ até o momento em que Ele criou Adão. Naquele momento, Adão era o único ser humano. Embora tivesse sido feito à imagem de Deus, em sua solidão ele não podia refletir plenamente essa imagem, que existe no relacionamento com as outras partes da Divindade. A Divindade é composta de Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, Adão precisava de alguém como ele com quem pudesse formar um relacionamento de mútuo amor e cooperação, refletindo o relacionamento amoroso exemplificado dentro da Divindade.”

“2. Leia Gênesis 2:19-21. Depois de qual ato Deus fez com que Adão dormisse, para, a partir de sua carne, criar uma esposa? Como o ato anterior pode estar relacionado com a criação de uma companheira para Adão?” “Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.” (Gênesis 2:19-21 RA). “Deus trouxe os animais para que Adão desse nome a cada um deles. Vendo os pares de animais, o homem sentiu falta de uma companheira. Então o Senhor criou a mulher.”

“Talvez a chave aqui seja encontrada na última frase do verso 20. À medida que dava nome aos animais, Adão deve ter notado que eles passavam em pares, macho e fêmea, diferente dele mesmo, que era uma criatura singular. Podemos ter certeza de que o Senhor, durante todo o tempo havia planejado que Adão tivesse uma esposa. Talvez Ele pretendesse criar um desejo em Adão, a sensação de que faltava algo em sua existência, o que o faria apreciar muito mais o dom que o Senhor lhe daria em uma esposa.”

“Considere o contraste entre o ‘bom’ do restante da criação, e a declaração de que não era ‘bom’ no que diz respeito à solidão de Adão. O que isso indica sobre o valor dos relacionamentos? O que você pode fazer para fortalecer os valiosos relacionamentos que tem agora?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – domingo 24 de fevereiro de 2013. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos