Uma companheira para Adão

Lições da Bíblia.

“Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.” (Gênesis 2:20 RA)

“Gênesis 2:20, texto em que Adão dá nome aos animais, ajuda a revelar a grande diferença entre os seres humanos e outras criaturas terrestres. Não havia animal que fosse comparável a Adão. Nem mesmo entre os macacos havia alguma criatura semelhante a Adão, porque ele não era semelhante a um macaco. Esse é um ponto importante para lembrarmos, porque muitos em nossa sociedade promovem a ideia de que os seres humanos são nada mais do que macacos desenvolvidos. Não somos macacos, e uma macaca não seria uma companheira mais adequada para Adão do que seria para nós.”

“3. Que significado encontramos no método usado por Deus para criar uma companheira para Adão?” “Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.” (Gênesis 2:21-22 RA) ”Eva foi feita da costela de Adão. Os dois tinham a mesma substância e precisavam um do outro. Eva não foi feita a partir da cabeça nem de uma parte inferior, o que demonstra a igualdade entre eles. Deus criou o ser humano com Seu toque especial.”

“Assim como Deus havia formado pessoalmente o corpo de Adão a partir do pó da terra, Ele formou pessoalmente o corpo de Eva, usando uma das costelas de Adão. Deus não precisava disso para criar Eva. Ele poderia tê-la criado como havia criado Adão ou até mesmo trazê-la à existência por meio da palavra.”

“Mas Deus tinha um motivo para formar Eva de uma costela de Adão. Se os dois tivessem sido criados de um modo completamente separado, isso poderia indicar que, por natureza, eles eram indivíduos totalmente independentes. Mas a carne compartilhada pelos dois indicava que deviam estar unidos e foram planejados para ser ‘uma só carne’.”

“Depois de ser criada, Eva foi levada a Adão para ser sua auxiliadora (‘Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.’ Gênesis 2:18 RA). Ela foi feita de Adão (‘E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.’ Gênesis 2:22 RA) e dada a Adão (v. 22). O processo pelo qual Deus criou Eva mostrou claramente que Ele poderia prover qualquer companheira que Adão necessitasse. Esse ponto se tornou importante mais tarde, quando Adão enfrentou a tentação de se juntar a Eva em comer o fruto, em vez de confiar no cuidado de Deus naquela situação. Adão tinha ampla razão para acreditar que Deus poderia cuidar dele e isso tornou mais grave seu pecado.”

“4. Qual foi a resposta de Adão a Eva?” “E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.” (Gênesis 2:23 RA). “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”.

“Adão ficou tão maravilhado quando viu Eva que cantou em poesia. Esse é o primeiro poema na Bíblia e reflete o afeto de Adão por sua esposa e a intimidade de seu relacionamento. Ela deveria ser igual a ele, outro aspecto da criação que foi prejudicado pela queda."

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – segunda-feira 25 de fevereiro de 2013. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos