A criação e o sábado
Lições da Bíblia.
“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” (Êxodo 20:8-11 RA)
“Em Êxodo 20:8-11, o quarto mandamento se refere diretamente à semana da criação. Isso é importante porque aponta para o Éden e para um mundo sem pecado, perfeito, que havia acabado de sair das mãos do Criador. ‘O sábado não é apresentado como uma nova instituição, mas como havendo sido estabelecido na criação. Deve ser lembrado e observado como o memorial da obra do Criador’ (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 307).”
“1. Leia Gênesis 2:1-3. Como o sábado está relacionado com a criação? Como esses versos ajudam a reforçar a ideia de que Deus, de fato, criou nosso mundo em seis dias, ao contrário das longas eras sugeridas pela evolução teísta?” “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.” (Gênesis 2:1-3 RA). “No sábado a criação foi concluída. A obra de Deus nesse dia foi descansar, abençoar e santificar o tempo semanal de comunhão entre seres humanos e Deus, para que a humanidade se lembrasse do Criador.”
“Nesses três versos, é importante notar que se faz referência ao sétimo dia cinco vezes: em três delas ele é chamado especificamente o ‘sétimo dia’. Em duas vezes o dia é mencionado com os pronomes ‘ele’ ou ‘esse’. Nesses versos, não resta nenhuma ambiguidade sobre o dia nem sobre o assunto específico mencionado, isto é, os seis dias da criação precederam o sétimo dia.”
“2. Leia Hebreus 4:3, 4. A qual evento o autor de Hebreus aponta em sua explanação sobre o descanso? Por que isso é importante?” “Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo. Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.” (Hebreus 4:3, 4 RA). ”O descanso de Deus no sétimo dia, após a conclusão das obras da criação do mundo.”
“Essa é uma clara referência do Novo Testamento ao relato da criação em Gênesis, e provê evidência adicional para a verdade histórica da criação em seis dias, seguida por um dia de descanso.”
“Hoje, muitos resistem à ideia de que a criação tenha ocorrido em seis dias. Exigem provas científicas de que o relato é verdadeiro. Mas a própria ciência tem muitas coisas indefinidas, incertezas e pressupostos. Além disso, haveria alguma forma de provar uma criação em seis dias literais?”
“Deus ‘[...] não removeu a possibilidade da dúvida. A fé deve repousar sobre a evidência e não sobre a demonstração. Os que desejam duvidar terão oportunidade para isso. Aqueles, porém, que desejarem conhecer a verdade, encontrarão terreno amplo para a fé’ (Ellen G. White, Educação, p. 169).”
“Quais são as suas razões para a fé? Por que elas superam todas as razões para a dúvida?”
Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – domingo 10 de março de 2013. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF
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