Domínio outorgado no princípio

Lições da Bíblia.

“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” (Gênesis 1:26 RA).

“De acordo com Gênesis 1:26, o domínio de Adão se estendeu a todos os outros seres criados, no mar, na terra e no ar. O domínio inclui a ideia de governar ou ter poder sobre essas criaturas. Nada é dito a respeito do domínio sobre as forças da natureza em si, mas apenas sobre as criaturas. E, de acordo com o texto, essa regra era universal: Adão devia ser, essencialmente, o governante da Terra.”

“1. Qual foi a resposta de Davi para a honra que Deus deu aos seres humanos? O que significam a ‘honra e glória’ que nos foram dadas, especialmente no contexto dos seres humanos recebendo o domínio sobre a Terra?” Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade. Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador. Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares. Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!” (Salmos 8:1-9 RA). “Davi louvou a grandeza de Deus em criar as maravilhas da Terra e colocar todas as coisas sob o domínio e cuidado do ser humano.”

“Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.” (Gênesis 2:19 RA).

“De acordo com Gênesis 2:19, uma das primeiras tarefas de Adão foi dar nome aos animais. Nomes tinham grande significado nos tempos bíblicos. O nome representava a própria pessoa e, muitas vezes, a situação da pessoa. A autoridade para dar nomes às aves e animais foi a confirmação da posição de Adão como governante sobre os animais.”

“2. Leia Gênesis 2:15. De que forma você vê o princípio da mordomia cristã revelado nesse texto?” “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gênesis 2:15 RA). “O homem foi colocado no jardim para o cultivar e guardar. Essa é a obra da mordomia cristã.”

“Adão foi incumbido de cuidar do jardim, administrá-lo e atender às suas necessidades. A raiz hebraica, smr, traduzida ali como ‘guardar’, geralmente significa ‘zelar’ ou ‘proteger’. O jardim foi um presente para Adão, uma expressão do amor de Deus. Adão também recebeu a responsabilidade sobre ele, outro exemplo do domínio que lhe foi conferido no momento da criação.”

“Como nossa compreensão de Deus como Criador, ou ainda mais especificamente, nossa compreensão da história da criação, deve influenciar nossa maneira de tratar o meio ambiente? Por que a compreensão dessas coisas deve nos proteger da indiferença grosseira ou, ao contrário, da devoção fanática para com o meio ambiente?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – domingo 03 de março de 2013. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote