Mais restauração

Lições da Bíblia.

“No mundo que conhecemos, a predação (matar outra espécie para se alimentar dela) é uma forma de vida comum entre os animais. A expressão ‘cadeia alimentar’ é um lembrete familiar sobre a importância da predação em nossa ecologia e temos dificuldade de imaginar um mundo sem ela. Mas, no princípio, todas as criaturas terrestres comiam ervas verdes (‘E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.’ Gênesis 1:30 RA). Nenhum animal se alimentava de outros animais. Gênesis 1:30 não menciona o alimento das criaturas do mar, mas os mesmos princípios provavelmente possam ser aplicados a eles, de modo que Deus pudesse avaliar toda a criação e declará-la ‘muito [boa]’.”

“7. Leia Gênesis 6:11-13 e 9:2-4. No tempo do Dilúvio, que mudanças haviam ocorrido na natureza? Após o Dilúvio, que outra deterioração aconteceu no relacionamento entre homens e animais?” A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra.” (Gênesis 6:11-13 RA); Pavor e medo de vós virão sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues. Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora. Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.” (Gênesis 9:2-4 RA). “A Terra estava corrompida e cheia de violência. Os seres viventes se haviam corrompido. Depois do Dilúvio, os animais ficaram com medo do ser humano, os homens passaram a se alimentar dos animais.”

“O que havia começado como um reino de paz se tornou cheio de corrupção, violência e perversidade. Esses são os resultados do pecado. O mundo que antes era ‘muito bom’ se tornou tão ruim que sua própria destruição foi necessária.”

“Depois do Dilúvio, os animais ficaram com medo dos seres humanos. Isso incluiu as criaturas da terra, do ar e do mar. Isso está, obviamente, em contraste com a situação anterior. Parece que, nesse tempo, o domínio dos seres humanos sobre os animais foi reduzido.”

“8. Leia Isaías 65:25 e 11:6-9. Qual é a diferença entre os relacionamentos das criaturas no nosso mundo atual e os relacionamentos prometidos por Deus para o futuro?” O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.” (Isaías 65:25 RA); O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.” (Isaías 11:6-9 RA). “O lobo e o cordeiro pastarão juntos, o leão comerá palha como o boi, não haverá o mal, as crianças guiarão esses animais, os quais serão inofensivos, ao contrário da realidade deste mundo violento.”

“Por meio da beleza dessa linguagem poética, Isaías mostra que não haverá violência no novo mundo. Corrupção e violência, as características do mundo antediluviano que exigiram sua destruição, não existirão na Nova Terra. Será um mundo de harmonia e cooperação, um reino de paz. Estamos tão acostumados com violência, predação e morte que é difícil imaginar algo diferente.”

“Como podemos ver, o evangelho está muito relacionado com restauração. Embora só Deus possa realizar a restauração final, que escolhas podemos fazer que podem ajudar a promover uma restauração necessária agora?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quarta-feira 27 de março de 2013. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos