O sábado e o meio ambiente

Lições da Bíblia.

“Como vimos, o conceito de mordomia, no contexto da nossa maneira de cuidar do planeta, está diretamente ligado à criação. Nossos pontos de vista sobre a criação influenciam nossas opiniões sobre a forma pela qual devemos nos relacionar com a criação.”

“Para alguns, a criação deve ser explorada, usada, e até mesmo saqueada, em qualquer grau necessário para cumprir nossos desejos e necessidades. Outros, ao contrário, quase adoram a criação (‘pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!’ Romanos 1:25 RA). Então, é a visão bíblica que deve nos dar uma perspectiva equilibrada sobre a forma com que devemos nos relacionar com o mundo que o Senhor criou para nós.”

“5. Leia Êxodo 20:8-11. O que encontramos nesse mandamento que diz respeito à mordomia cristã?” “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” (Êxodo 20:8-11 RA). ”Mordomia cristã inclui: 1. Trabalhar durante seis dias; 2. Cuidar dos recursos da Terra; 3. Santificar o sábado como memorial da criação; 4. Gastar tempo especial com o Senhor, com a família e com a comunidade.”

“’Deus separou o sábado como memorial e lembrança perpétua de Seu ato criador e do estabelecimento do mundo. Ao descansar nesse dia, os adventistas do sétimo dia reforçam o sentido especial de relacionamento com o Criador e Sua criação. A observância do sábado destaca a importância da nossa integração com o meio ambiente como um todo’ (Extraído de ‘Cuidando da Criação, uma Declaração da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia sobre o Meio Ambiente’, votada em 12 de outubro de 1992).”

“Ao apontar o fato de que Deus nos criou e o mundo em que habitamos, o sábado é um lembrete constante de que não somos criaturas totalmente autônomas, que podem fazer tudo o que desejam aos outros e ao mundo. O sábado deve nos ensinar que somos, de fato, mordomos, e que a mordomia implica responsabilidades. E, como podemos ver no próprio mandamento, a responsabilidade se estende à nossa maneira de tratar os que estão ‘abaixo’ de nós.”

“Como você trata as outras pessoas, especialmente as que estão sob seu comando? Você está tratando-as com respeito, justiça e graça? Ou está tirando vantagem do poder que você tem sobre elas? Se for o último caso, lembre-se: um dia você terá que responder por suas ações.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – terça-feira 05 de março de 2013. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos