Pecado e morte

Lições da Bíblia.

“No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.” (Gênesis 3:19 RA)

“Em Gênesis 3:19, Adão foi informado de que, ao morrer, voltaria ao pó do qual havia sido feito. A mesma coisa acontece a nós. Observe que não voltamos a ser macacos, porque não fomos feitos a partir dos macacos. Fomos feitos do pó, e na morte é ao pó que retornamos.”

“3. Leia Gênesis 2:7; Salmo 104:29, 30; João 1:4; Atos 17:24, 25. Qual é o significado fundamental desses textos para nós? Como essa verdade deve afetar nossa maneira de viver?” “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. (Gênesis 2:7 RA); Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó. Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra” (Salmos 104:29, 30 RA);A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.” (João 1:4 RA); O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;” (Atos 17:24, 25 RA). “Deus é o autor da vida. O fôlego de vida pertence ao Senhor, pois Ele criou todas as coisas e a todas transcende. Deus mantém a vida de todas as criaturas.”

“A vida é um fenômeno maravilhoso. Estamos familiarizados com a vida, mas ainda há algo misterioso a respeito dela. Podemos separar as partes de um organismo vivo, mas no fim nada encontramos, exceto vários tipos de átomos e moléculas. Podemos coletar as moléculas em um recipiente e aquecê-lo, passar uma descarga elétrica através dele ou tentar uma série de experimentos diferentes, mas não obteremos vida novamente. Não existe uma entidade chamada ‘vida’ que exista dentro de um corpo vivo ou de uma célula viva. A vida é uma propriedade do sistema vivo por inteiro, não uma entidade que possa ser separada das células.”

“Por outro lado, sabemos muito sobre como produzir a morte. Planejamos muitas maneiras de matar os seres vivos. Alguns desses métodos revelam, em detalhes impressionantes, a violência e crueldade do nosso coração pecaminoso. Podemos produzir morte, mas a criação da vida está além da nossa compreensão. Unicamente Deus tem a capacidade de criar organismos vivos. Os cientistas têm tentado criar vida, pensando que, se pudessem fazer isso, teriam uma desculpa para não acreditar em Deus. Até agora, todos esses esforços fracassaram.”

“4. Leia Isaías 59:2. Como o pecado afeta nosso relacionamento com o Doador da vida?” “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Isaías 59:2 RA). “O pecado nos separa de Deus e da vida que Ele nos oferece.”

“Se a vida só vem de Deus, então a separação de Deus nos isola da fonte da vida. O resultado inevitável é a morte. Mesmo que se viva 969 anos, como Matusalém, a história ainda termina com as palavras ‘e morreu’. O pecado, por sua própria natureza, provoca a separação da vida, e o resultado é a morte.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – segunda-feira 18 de março de 2013. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos