Restauração do domínio humano

Lições da Bíblia.

“5. Compare Gênesis 1:28 com João 12:31. Qual era a posição de Adão e Eva no mundo recém-criado? Quem se apoderou do poder e se tornou o príncipe deste mundo?” “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” (Gênesis 1:28 RA); “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.” (João 12:31 RA). “Adão e Eva receberam o domínio sobre o ambiente e os animais, mas perderam esse domínio para Satanás, por causa do pecado.”

“Adão recebeu a responsabilidade de ser o governante do mundo. Quando ele pecou, seu domínio foi comprometido. Satanás passou a exercer seu poder na criação, produzindo a corrupção e a violência que vemos em toda parte.”

“No entanto, após a cruz, Jesus reconquistou a Terra livrando-a do domínio de Satanás (‘Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.’ Mateus 28:18 RA; ‘Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.’ Apocalipse 12:10 RA; ‘Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.’ João 12:31 RA). Embora ao inimigo ainda seja permitido atuar na Terra e causar destruição, podemos nos alegrar com o conhecimento de que os dias dele estão contados: a vitória de Cristo na cruz garante isso.”

“6. Que verdades encontramos na Bíblia sobre a recuperação do reino de Deus?” “Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;” (2 Timóteo 2:11-12 RA); e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra. (Apocalipse 5:10 RA); Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!’ (1 Coríntios 6:2-3 RA). “Reinaremos com Cristo e julgaremos o mundo.”

“Os salvos receberão autoridade como reis e sacerdotes. A ideia de realeza implica algum tipo de autoridade; a ideia de sacerdócio traz consigo a implicação de proporcionar a comunicação entre Deus e as outras criaturas, talvez até com as criaturas de outros mundos criados, que nunca conheceram a experiência do pecado nem a miséria que ela traz.”

“’Todos os tesouros do Universo estarão abertos ao estudo dos remidos de Deus. Livres da mortalidade, alçarão vôo incansável para os mundos distantes – mundos que fremiram de tristeza ante o espetáculo da desgraça humana, e ressoaram com cânticos de alegria ao ouvir as novas de uma pessoa resgatada. Com indizível deleite os filhos da Terra entram de posse da alegria e sabedoria dos seres não caí­dos’ (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 677). O que significa ‘[entrar] de posse da alegria e sabedoria dos seres não caídos’? O que podemos aprender com os seres não caídos? E eles conosco?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – terça-feira 26 de março de 2013. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos