Os humildes da Terra

Lições da Bíblia.

“Pense bem e tome juízo, povo sem-vergonha, antes que vocês sejam levados embora como a palha que desaparece num só dia; antes que a ira furiosa do SENHOR Deus caia sobre vocês; antes que chegue o Dia da ira do SENHOR. Voltem para Deus todos os humildes deste país, todos os que obedecem às leis de Deus. Façam o que é direito e sejam humildes. Talvez assim vocês escapem do castigo no Dia da ira do SENHOR.” (Sofonias 2:1-3 NTLH).

“Em Sofonias 2:1-3, vemos o chamado do profeta ao arrependimento. Embora a destruição fosse iminente, ainda havia tempo para se proteger da calamidade, mas somente se a nação se arrependesse. Os ímpios que se recusassem a se arrepender, no dia do juízo seriam consumidos como a palha. No Salmo 1:4 os ímpios também são comparados à palha e, no fim, eles perecem.”

“Com as palavras ‘Buscai ao Senhor’, Sofonias estava encorajando os que se humilhavam diante de Deus a se manterem firmes na fé. O profeta ensinou que buscar ao Senhor é o mesmo que procurar justiça e humildade. Essa atitude de arrependimento era essencial a fim de escapar do juízo vindouro.”

“2. Sofonias chama o povo arrependido de ‘mansos da Terra’ (Sf 2:3). Como as seguintes passagens lançam luz sobre essa expressão, que também é traduzida como ‘humildes da Terra’?” “—Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.” (Mateus 5:3 NTLH); “quando te levantaste para fazer justiça, para salvar todos os que são explorados neste mundo.” (Salmos 76:9 NTLH); Mas com justiça julgará os necessitados e defenderá os direitos dos pobres. As suas palavras serão como uma vara para castigar o país, e com o seu sopro ele matará os maus.” (Isaías 11:4 NTLH); Escutem, vocês que maltratam os necessitados e exploram os humildes aqui neste país.” (Amós 8:4 NTLH). “Somente os humildes serão salvos da ira divina e herdarão o reino de Deus; eles suportarão perseguição com paciência; Deus dará a recompensa justa aos mansos e aos seus inimigos.”

“Os mansos são os que se mantêm fiéis a Deus e que são guiados e ensinados por Ele. O salmista diz: ‘Bom e reto é o Senhor, por isso, aponta o caminho aos pecadores. Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o Seu caminho’ (Sl 25: 8, 9). Os humildes são chamados a se prepararem para o juízo iminente, buscando a Deus, a justiça e a humildade.”

“A possibilidade de sobrevivência para os mansos que são fiéis é expressa pela palavra porventura. Sobrevivência dependia unicamente da graça divina, e a graça nunca deve ser desprezada. Diante da destruição iminente, havia esperança para o futuro em Deus, que é misericordioso. O Senhor havia prometido proteger todos que confiassem nEle (Jl 3:16; Na 1:7). Esse tipo de confiança expulsa a autossuficiência, a astúcia e o engano.”

“Ninguém é aparentemente mais desamparado, e na realidade mais invencível, do que a pessoa que sente sua nulidade e confia inteiramente nos méritos do Salvador. Pela oração, pelo estudo de Sua Palavra, pela fé em Sua constante presença, a mais fraca das criaturas humanas pode viver em contato com o Cristo vivo, e Ele a segurará com mão que nunca a soltará” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 182).

“Qual tem sido sua experiência com essas promessas maravilhosas? Como você pode aprender a ter esse tipo de comunhão profunda com o Senhor?”

Segunda-feira, 27 de maio de 2013. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES publicado simultaneamente no Blogspot e WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos