A grande promessa de Deus

Lições da Bíblia.

“2. Leia Ageu 1:12-14. Observe o senso de unidade de propósito nesses versos. Por que isso era tão importante para que o povo obedecesse ao chamado de Deus?” “Então, Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e todo o resto do povo atenderam à voz do SENHOR, seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, as quais o SENHOR, seu Deus, o tinha mandado dizer; e o povo temeu diante do SENHOR. Então, Ageu, o enviado do SENHOR, falou ao povo, segundo a mensagem do SENHOR, dizendo: Eu sou convosco, diz o SENHOR. O SENHOR despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo; eles vieram e se puseram ao trabalho na Casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus,” (Ageu 1:12-14 RA). “Profeta, líderes e povo trabalharam unidos no mesmo propósito, em favor da obra do Senhor. A unidade era importante para fortalecer a coragem do povo e demonstrar que Deus estava à frente da obra, animando o coração de todos.”

“Dessa vez, a mensagem foi obedecida imediatamente pelos líderes e pelo povo remanescente. Eles se prepararam, coletaram materiais e retomaram o trabalho no templo três semanas depois. Uma semana depois eles ergueram um altar e restabeleceram a adoração sacrifical (Ed 3:1-6). Em menos de cinco anos, o templo foi concluído.”

“Embora o reino de Deus não possa ser identificado com um edifício material, o livro de Ageu é um lembrete de que Deus às vezes usa coisas materiais, como edifícios, para fins espirituais.”

“Se o cumprimento imediato da mensagem profética é considerado a medida do sucesso de um profeta, Ageu se destaca como um dos profetas mais bem-sucedidos. Sua pregação moveu as pessoas à ação. No mesmo mês, a obra no templo foi retomada com os profetas assegurando ao povo que o Senhor os ajudaria.”

“Ageu 1:12-14 relata a resposta dos líderes e do povo à mensagem de Ageu. Todos obedeceram ao Senhor porque reconheceram que o profeta havia sido enviado por Deus. O povo ‘temeu diante do Senhor’ (v. 12) e mostrou isso ao adorá-Lo e Lhe dar a devida atenção. Ageu então poderia dar uma nova palavra do Senhor: ‘Eu Sou convosco’ (v. 13). Assim que as pessoas decidiram obedecer ao Senhor, as mensagens de reprovação foram substituídas por palavras de encorajamento. A certeza da presença de Deus lhes deu a promessa de todas as outras bênçãos. A declaração ‘Eu Sou convosco’ relembra as promessas da aliança que Deus fez durante o tempo dos patriarcas e Moisés (‘Por enquanto fique morando neste lugar, e eu estarei com você e o abençoarei. Darei aos seus descendentes todas estas terras e assim cumprirei o juramento que fiz a Abraão, o seu pai.’ Gn 26:3; ‘Deus respondeu: – Eu estarei com você. Quando você tirar do Egito o meu povo, vocês vão me adorar neste monte, e isso será uma prova de que eu o enviei.’ Êx 3:12; ‘Porém não sejam rebeldes contra o SENHOR e não tenham medo do povo daquela terra. Nós os venceremos com facilidade. O SENHOR está com a gente e derrotou os deuses que os protegiam. Portanto, não tenham medo.’ Nm 14:9).”

A maior manifestação de Deus ‘conosco’ é Jesus (‘Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel.’ Is 7:14; ‘A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel.’ (Emanuel quer dizer ‘Deus está conosco’). [...] e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.’ Mt 1:23; 28:20). Pense na ideia de que Jesus, o Criador e Mantenedor do Universo, viveu entre nós. O que isso nos diz sobre nossa importância, em um Universo tão grande que facilmente podemos ser levados a nos considerar insignificantes?

Segunda-feira, 03 de junho de 2013. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES publicado simultaneamente no Blogspot e WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos