Fé para agir

Lições da Bíblia.

“Jesus revelou a compaixão e o amor do Pai através dos milagres que realizou. Ele curou corpos paralisados, a fim revelar uma capacidade ainda maior de curar almas paralisadas. Restaurou braços e pernas desfigurados para demonstrar Seu desejo ainda maior de restaurar corações e mentes deformados. Os milagres de Jesus nos ensinam algo sobre o exercício da fé, ensinam lições valiosas sobre crescimento e mudança.”

“Uma das ilustrações mais poderosas de Jesus sobre o poder da fé é encontrada no milagre do enfermo junto ao tanque de Betesda. O pobre homem estava junto ao tanque por 38 anos, sem esperança de cura. Sua vida parecia condenada à pobreza, miséria e sofrimento, até que Jesus chegou.”

“8. Leia João 5:1-14. “Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado. Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito. Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda. Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, por haver muita gente naquele lugar. Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.” (João 5:1-14 RA). Por que Jesus perguntou: ‘queres ser curado?’ (Jo 5:6). Não é bastante óbvio que qualquer enfermo por tanto tempo gostaria de ser curado? Qual foi a motivação de Jesus? Qual foi a resposta do homem?” “Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.” (João 5:7 RA). ”Queria dar ao homem a oportunidade de demonstrar fé no Seu poder de cura. A esperança daquele havia sido frustrada muitas vezes, mas em Jesus ele encontrou a solução para seu problema. Ele aceitou e foi curado.”

“Jesus não levou em consideração a desculpa do homem. Ele não enfrentou a desculpa com um argumento. Simplesmente disse: ‘Levanta-te, toma o teu leito e anda’ (Jo 5:8). A questão essencial era: Seria possível que esse pobre doente acreditasse na palavra de Cristo e agisse de acordo com ela, apesar do que ele estava sentindo? Assim que o homem resolveu agir de acordo com a palavra de Cristo, foi curado! O dom de cura estava em Sua palavra. A palavra de Cristo levava com ela o poder do Espírito Santo para realizar o que Cristo declarava.”

“Se você crê na promessa – crê que está perdoado e purificado – Deus supre o fato: você é curado, exatamente como Cristo conferiu ao paralítico poder para caminhar quando o homem acreditou que estava curado. Assim é se você crer.”

“Não espere até sentir que está curado, mas diga: ‘Creio-o; assim é, não porque eu o sinta, mas porque Deus o prometeu’ (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 51).”

“Por que é tão importante que acreditemos nas promessas de Deus acerca do perdão, especialmente quando nos sentimos condenados e culpados pelos nossos pecados? Por que o perdão deve preceder a reforma em nossa vida? Por que é importante acreditar que hoje também podemos vencer pelo poder de Cristo?”

Quinta-feira, 05 de setembro de 2013. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES publicado simultaneamente no Blogspot e WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos