Sacrifício imaculado

Lições da Bíblia.

“5. Quais critérios um animal oferecido em sacrifício precisava cumprir?” “O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito;” (Êxodo 12:5 RA); “Se a oferta de alguém for sacrifício pacífico, se a fizer de gado, seja macho ou fêmea, oferecê-la-á sem defeito diante do SENHOR.” (Levítico 3:1 RA); “se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá pelo seu pecado um novilho sem defeito ao SENHOR, como oferta pelo pecado.” (Levítico 4:3 RA). “Entre outros critérios, o animal a ser oferecido em sacrifício devia ser imaculado, sem defeito.”

“A escolha de um animal para sacrifício exigia muito cuidado. Uma pessoa não podia simplesmente pegar qualquer animal para uma oferta. O animal precisava cumprir vários critérios, dependendo do tipo da oferta.”

“No entanto, havia um critério que todas as ofertas tinham que cumprir. Tinham que ser ‘sem defeito’. A palavra hebraica tamim também poderia ser traduzida como ‘completo’, ‘ileso’, ‘sem defeito’ ou ‘perfeito’. Ela expressa a ideia de que algo cumpre o mais alto padrão possível. Somente o melhor era bom o suficiente.”

“A respeito do povo, a palavra é usada para caracterizar seu relacionamento com Deus como sendo ‘perfeito’ (‘Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus.’ Gênesis 6:9; ‘Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;’ Gênesis 17:1).”

“6. Como os textos a seguir descrevem Jesus? Por que era crucial que Ele fosse sem pecado?” “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” (Hebreus 4:15 RA); “Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus,” (Hebreus 7:26 RA); “muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hebreus 9:14 RA); “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,” (1 Pedro 1:18-19 RA). “Imaculado, sem defeito, sem pecado. Somente um Salvador imaculado e santo está habilitado a nos atribuir a justiça que Deus requer.”

“Jesus, o ‘Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo’ (Jo 1:29), cumpriu perfeitamente o critério do Antigo Testamento de um sacrifício imaculado. Sua vida pura demonstrou que Ele foi um sacrifício perfeito. Essa é a garantia da nossa salvação, pois apenas Alguém sem pecado poderia carregar nossos pecados em nosso favor, e é a Sua perfeita justiça que nos cobre, agora e no juízo. Essa justiça é nossa esperança de salvação.”

“Assim como sua equivalente hebraica, a palavra grega para ‘imaculado’ (amomos) é usada não somente para descrever Jesus e Seu sacrifício perfeito, mas também o caráter de Seus seguidores.”

"Ao comparar sua vida com o caráter de Cristo, [as pessoas] serão capazes de discernir onde falharam em cumprir os requisitos da santa lei de Deus e procurarão se tornar perfeitas em sua esfera, como Deus é perfeito em Sua esfera" (Ellen G. White, The Paulson Letters [As Cartas de Paulson], p. 374).

“Mediante a morte e ministério de Cristo, somos apresentados irrepreensíveis diante de Deus (Jd 24). Isso só é possível porque Alguém irrepreensível assumiu nosso lugar.”

“Por que o conceito de ser ‘santos e irrepreensíveis’ (Ef 1:4) causa inquietação? Como o conhecimento de que Cristo é nosso Substituto pode ajudá-lo a aceitar que você é ‘santo’ também? Como nosso novo status diante de Deus deve afetar nossa maneira de viver?”

Quarta-feira, 13 de novembro de 2013. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES publicado simultaneamente no Blogspot e WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote