Temam a Deus!

Lições da Bíblia.

“2. A mensagem do primeiro anjo nos ordena temer a Deus. O que isso significa?” “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. Temei o SENHOR, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o SENHOR bem nenhum lhes faltará. Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR. Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem? Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente. Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la. Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. O rosto do SENHOR está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória. Clamam os justos, e o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas tribulações. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra. Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado. O infortúnio matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados. O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado.” (Salmos 34:7-22 RA). “Confiar em Deus, falar e fazer o bem; buscar a paz. Andar no caminho da justiça, verdade e humildade.”

“Temor pode ser compreendido de duas maneiras. Primeira, há um temor que se mostra pela reverência e respeito. Esse é o tipo de temor que o primeiro anjo quer trazer à nossa atenção. Os que temem a Deus são os verdadeiros cristãos (Ap 11:18). Temer a Deus significa honrá-Lo (Ap 14:7), louvá-Lo (Ap 19:5), obedecer­Lhe (Ap 14:12) e glorificar Seu nome (Ap 15:4). O temor de Deus na mensagem do primeiro anjo também O reconhece como juiz e como Criador, e nos chama a adorá-Lo como tal. Segunda, há um temor no sentido de ter medo de que, mais cedo ou mais tarde, Deus julgará o mundo. Para o infiel, a mensagem do juízo é uma mensagem de terror. Por isso costumamos dizer que as mensagens dos três anjos são a última advertência de Deus ao mundo. Inerente à própria noção de ‘advertência’ existe algo a ser temido, e se lermos sobre o que os perdidos enfrentarão, veremos que eles realmente têm algo a temer.”

“Porém, enquanto a misericórdia está disponível, Deus sempre deseja levar o perdido ao arrependimento, e o temor de Deus pode ser um incentivo para começar a buscá-Lo (Ap 11:13). Embora em última análise um relacionamento salvífico com Deus esteja fundamentado no amor, às vezes as pessoas precisam de uma boa dose de medo para abrir os olhos. E se for necessária uma advertência para obter a atenção delas, por que não?”

“Sabemos que ‘Deus é amor’, e nada revela mais esse amor do que a cruz. Sabemos, também, que Deus ama este mundo, e deve sofrer muito ao ver os efeitos do pecado. Um Deus de amor e justiça não ficará passivo para sempre, deixando que o mal fique impune. ‘Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo’ (Hb 10:31). Como podemos encontrar o equilíbrio na compreensão do amor de Deus por nós e Sua ira contra o mal que nos faz sofrer tanto?”

Segunda-feira, 09 de novembro de 2013. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES, veja sua versão original no site da Casa Publicadora Brasileira (CPB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote