Os profetas predisseram – “Assim diz o Senhor Deus, que ajunta os dispersos de Israel: Ainda outros ajuntarei a ele, além dos que já se lhe ajuntaram.” (Isaías 56:8)

Lições da Bíblia.

“Os antigos profetas predisseram a conversão dos povos não judeus (gentios) para uma fé alicerçada nas Escrituras. Divindades pagãs, culto pagão e estilos de vida destrutivos seriam derrubados pela submissão inflexível e fé em Jeová. Os inimigos de Israel afluiriam a Jerusalém suplicando para ser aceitos, sedentos de conhecimento espiritual. A missão de Israel era transmitir o convite universal de Deus às nações vizinhas. Infelizmente, a paixão missionária de Israel foi prejudicada pelas preocupações terrenas. A grande visão foi sepultada sob a complacência. A vinda de Cristo ressuscitou aquela visão, pelo menos para alguns.”1

“1. Leia Isaías 56:6-8; Miqueias 4:1, 2; Jonas 3:7-10; 4:1. O que esses versos ensinam sobre o alcance universal da missão e sobre quão limitados eram alguns em Israel com relação à compreensão dela?”1 E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto, sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Assim diz o Senhor Deus, que ajunta os dispersos de Israel: Ainda outros ajuntarei a ele, além dos que já se lhe ajuntaram.” (Is 56:6-8); “Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido como o mais alto dos montes, e se exalçará sobre os outeiros, e a ele concorrão os povos. E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, de sorte que andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.” (Mq 4:1-2); “E fez uma proclamação, e a publicou em Nínive, por decreto do rei e dos seus nobres, dizendo: Não provem coisa alguma nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas; não comam, nem bebam água; mas sejam cobertos de saco, tanto os homens como os animais, e clamem fortemente a Deus; e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.” (Jn 3:7-10); Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado.” (Jn 4:1). A missão de Israel era promover a salvação de todos os povos. Não podemos cometer o mesmo erro de Israel, olhando apenas para si em uma atitude egoísta e exclusivista. Jonas é um exemplo dessa atitude.

“Israel devia ser a luz das nações. Vendo as vantagens maravilhosas que tinham os israelitas, as nações pagãs perguntariam sobre a fé monoteísta dos israelitas, e assim muitas delas seriam convertidas ao Deus verdadeiro. Infelizmente, não foi assim que as coisas aconteceram, porque Israel se tornou tão concentrado em si mesmo que perdeu de vista seu

propósito maior e, muitas vezes, deixou de olhar para o Deus que tanto lhes tinha oferecido.

Os cristãos modernos enfrentam um desafio similar. Será que eles investirão com sacrifício na promoção do evangelho, ou se tornarão centralizados em si mesmos, esquecendo-se do propósito maior? É mais fácil cair nessa armadilha do que podemos imaginar.”

"Em nome do Senhor, levantemos a voz em louvor e ações de graças pelos resultados da obra no exterior. Diz-nos ainda nosso General, que jamais erra: 'Avancem, alcancem novos territórios. Ergam o estandarte em todas as terras.' 'Levantate, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti' (Is 60:1) Nosso lema é: Avante, sempre avante. Adiante de nós irão os anjos de Deus para preparar o caminho. A nossa responsabilidade pelas 'terras de além' nunca cessará até que a Terra inteira seja iluminada com a glória do Senhor"3

Domingo, 02 de março de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Discipulado. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 475, Jan. Fev. Mar. 2013. Adulto, Professor, p. 121

3 WHITE, Ellen Gould; PAGANI, Cesar Luis. Testemunhos para a igreja. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2006. v. 6, p. 28-29

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos