"Queremos ver Jesus" – “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.” (João 12:32 RA)

Lições da Bíblia.

“3. Leia João 12:20-32. Como a universalidade da mensagem do evangelho é revelada nesses versos?”1 Ora, entre os que subiram para adorar durante a festa, havia alguns gregos; estes, pois, se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e lhe rogaram: Senhor, queremos ver Jesus. Filipe foi dizê-lo a André, e André e Filipe o comunicaram a Jesus. Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará. Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei. A multidão, pois, que ali estava, tendo ouvido a voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que lhe falou. Então, explicou Jesus: Não foi por mim que veio esta voz, e sim por vossa causa. Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.” (João 12:20-32 RA)2. As boas novas de salvação são universais, Jesus não fez acepção de pessoas, ao morrer foi seu propósito atrair todas as pessoas para conceder-lhes a salvação.

“Jerusalém ainda estava agitada pelos rumores. A entrada triunfal de Cristo tinha acabado de ocorrer. Os gritos de hosanas, no entanto, foram rapidamente substituídos por perguntas. O que aconteceria a seguir? Seria Jesus coroado rei?”1

“Entre a multidão reunida para a páscoa estavam adoradores gregos. Observe suas palavras a Filipe: ‘Senhor, queremos ver Jesus’ (Jo 12:21). Eles queriam ver Jesus. Em outras palavras, eles queriam estar com Ele, aprender com Ele. Que testemunho sobre o caráter universal de Cristo e Sua mensagem! É muito triste notar que aqueles que deveriam ter dito a mesma coisa foram os que queriam se livrar dEle. Os gregos provavelmente teriam se aproximado de Filipe porque, de todos os discípulos, somente ele tinha nome grego. Vindo de Betsaida, um centro de pesca comercial e, portanto, um lugar de mistura cultural, ele provavelmente falasse o mesmo idioma dos visitantes. O texto sugere que Jesus não estava ali presente. Talvez estivesse adorando perto dali, em lugares reservados aos judeus. Em seguida, no entanto, reunindo os discípulos e aqueles gregos no pátio exterior, Jesus concedeu a esses homens seu desejo. Observe o que Ele lhes disse: ‘Se alguém’ (Jo 12:26), significando qualquer homem, mulher, judeu ou grego, quisesse segui-Lo, poderiam fazê-lo, mas isso teria um custo.”1

“4. Qual era esse custo? Como podemos entender isso?”1 “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.” (João 12:25 RA)2. Perder a própria vida neste mundo, isso significa que para ganhar a vida eterna é necessário dedicar a vida ao servindo do Senhor e se necessário até perdê-la em favor desse serviço. Tudo que somos e temos deve ser dedicado ao serviço do Senhor.

“Então, estando esses estrangeiros ainda presentes, o Céu trovejou uma mensagem de confirmação acerca de juízo e conquista. Jesus disse que aquela voz não foi ouvida por Sua causa, mas por causa deles, judeus e gregos, para que sua fé se fortalecesse. As palavras de Cristo confirmaram que Sua morte seria em favor de todo o mundo.”1

Terça-feira, 04 de março de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Discipulado. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 475, Jan. Fev. Mar. 2013. Adulto, Professor, p. 123

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos