Cristo e a lei no Sermão da Montanha - Vídeo

Lições da Bíblia.

Assista em vídeo a discussão do tema da semana.

Leia, de Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 298-314: "O Sermão da Montanha".1

"Jesus toma separadamente os mandamentos, e lhes expõe a profundidade e a largura das reivindicações. Em lugar de remover um jota de sua força, mostra quão vasto é o alcance de seus princípios […]"2

“O amor é o princípio de ligação na lei de Deus. Em cada uma das antíteses, Jesus exalta o princípio do amor: o amor impede que uma pessoa alimente o ódio contra seu irmão, mantém marido e mulher juntos, desafia o cristão a ser sempre honesto em suas relações com os outros e com Deus, permite que a pessoa reaja com bondade quando prejudicada e capacita o indivíduo a tratar o inimigo como ele gostaria de ser tratado.”1

Perguntas para reflexão

“1. Jesus disse: ‘Ouvistes que foi dito aos antigos’ (Mt 5:21). Em seguida, disse: ‘Eu, porém, vos digo [...]’ Depois, apresentava as antíteses. Note que alguns dos ditos ‘antigos’ foram citações diretas da Bíblia ou tiradas dos ensinamentos do Antigo Testamento. Assim, o problema não estava com as referências, mas com a maneira pela qual elas haviam sido interpretadas. Consideramos as coisas de modo muito superficial, ignorando o significado mais profundo?”1

“2. Muitos caem na armadilha de interpretar textos de forma isolada. Em Mateus 5:48, somos exortados a ser perfeitos como nosso Pai celestial. Como a interpretação desse texto em seu contexto imediato (Mt 5:43-48) demonstra a importância do cuidadoso estudo da Bíblia? Como você responderia a alguém que alegasse que esse texto ensina a impecabilidade? O que o texto está ensinando? Por que esse ensino revela o verdadeiro significado de ser seguidor de Jesus?”1

“3. Como os textos que estudamos, especialmente sobre o homicídio e o adultério, mostram o erro dos que afirmam que a lei foi abolida depois da cruz?”1

Sexta-feira, 25 de abril de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 WHITE, Ellen Gould; WALDVOGEL, Isolina A. O Desejado de todas as nações. 19. ed. São Paulo - SP: Casa Publicadora Brasileira, 1995. p. 310

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos