Sábado judaico?

Lições da Bíblia.

“Embora muitos se refiram ao sétimo dia como o ‘sábado judaico’, a Bíblia revela que o sábado precede os judeus em muitos séculos. Suas raízes remontam à própria criação.”1

“O texto de Gênesis 2:1-3 declara que, depois que Deus havia concluído Seus atos de criação em seis dias, Ele descansou no sétimo dia e, em seguida, ‘abençoou Deus o sétimo dia e o santificou’ (NVI). Isso mostra claramente a posição elevada do sábado na criação de Deus. Além da bênção, o sábado também foi ‘santificado’. Em outras palavras, Deus aplicou algumas das Suas qualidades a esse monumento no tempo.”1

“1. Compare os dois textos que citam o mandamento do sábado, Êxodo 20:8-11 e Deuteronômio 5:12-15. Qual é a relação entre esses textos e a teoria de que o sábado é apenas para os judeus?”1 “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” (Êxodo 20:8-11 RA)2; “Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.” (Deuteronômio 5:12-15 RA)2. Através do sábado Deus lembra o homem que Ele é o Criador, sendo o sábado o memorial da criação e também da redenção, pois Deus não só criou como também liberta o homem de seus pecados através de Jesus nosso redentor.

“A diferença mais notável entre os dois textos sobre o mandamento do sábado é a razão para a observância desse dia. Êxodo faz uma referência direta a Gênesis 2:3, ao realçar o fato de que Deus ‘abençoou’ e ‘santificou’ o dia de sábado. Por outro lado, Deuteronômio 5:15 aponta para o livramento de Israel da escravidão no Egito como sendo uma razão para a guarda do sábado. Com base no texto de Deuteronômio, muitos acreditam que o sábado seja apenas para os judeus. No entanto, esse argumento ignora completamente o fato de que o texto de Êxodo aponta para a criação, quando Deus estabeleceu o sábado para toda a humanidade.”1

“Além disso, a referência de Deuteronômio 5:15 à libertação do Egito é um símbolo da salvação que temos em Cristo. Por isso, o sábado é um símbolo não apenas da criação, mas também da redenção; dois temas interligados na Bíblia (Hb 1:1-3; Cl 1:13-20; Jo 1:1-14). Unicamente pelo fato de Jesus ser nosso Criador, Ele pode também ser nosso Redentor, e o sábado é o símbolo de Sua obra nesses dois aspectos.”1

“Qualquer pessoa pode alegar que está descansando em Cristo. Em sua experiência, como a observância do sábado o ajuda a encontrar esse descanso?”1

Domingo, 27 de abril de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos