A lei do pecado e da morte (Rm 8:1-8)

Lições da Bíblia.

“Paulo assegura ao cristão que ‘nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.’1

“’Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte’ (Rm 8:1, 2). Se lêssemos esses versos à parte de seu contexto imediato, poderia parecer que Paulo estivesse se referindo a duas leis opostas: a lei da vida e a lei do pecado e da morte. No entanto, a diferença não está com a lei, mas com o indivíduo antes e depois que ele recebe Cristo.”1

“2. De que forma a discussão de Paulo em Romanos 7:7-13 ilustra o papel da lei?”1 “Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado. Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte. Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou. Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom. Acaso o bom se me tornou em morte? De modo nenhum! Pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de uma coisa boa, causou-me a morte, a fim de que, pelo mandamento, se mostrasse sobremaneira maligno.” (Romanos 7:7-13 RA)2. O papel da lei é mostrar o pecado, sem lei não há pedado.

“A função da lei depende da pessoa com a qual ela está associada. A mesma faca, por exemplo, pode ser utilizada por um cirurgião para curar ou por um assassino para matar. Da mesma forma, um ladrão que transgride uma lei para roubar a bolsa de alguém estará em um relacionamento diferente com a lei em comparação com aquele a quem a lei deve proteger (o dono da bolsa). A própria lei, às vezes, pode ser descrita como santa, justa e boa (Rm 7:12), ou como a ‘lei do pecado e da morte’ (Rm 8:2). No entanto, da mesma forma que a vingança retributiva de Deus não o impede de ser um Deus de amor, a função da lei como reveladora do pecado e da morte não a torna pecaminosa.”1

“De acordo com Romanos 8:5-8, a lei é um instrumento do ‘pecado e da morte’ para aquele que ‘tem a mente voltada para o que a carne deseja’ (Rm 8:5, NVI). Isso descreve a pessoa que ainda está casada com o ‘velho homem’ e não tem nenhum desejo aparente de romper esse relacionamento e unir-se ao Cristo ressuscitado. Como resultado dessa união pecaminosa, a pessoa se encontra em ‘inimizade contra Deus’ e Sua lei, uma vez que estão em lados opostos (Rm 8:7).”1

“Então, Paulo enfatiza que é impossível para ‘a mentalidade da carne’ se submeter à lei de Deus, e ‘agradar a Deus’ (Rm 8:7, 8, NVI). Obviamente, isso não é uma referência ao indivíduo que luta em Romanos 7:13-25, uma vez que esse alguém serve à lei de Deus ‘com a mente’ (Rm 7:25). Paulo provavelmente estivesse se referindo aos que, por sua maldade, ‘suprimem a verdade’ (Rm 1:18, NVI). É para esses que se rebelam contra a soberania de Deus que a lei se torna um instrumento de pecado e de morte (Rm 2:12).”1

“O que você sente quando transgride a lei?”1

Segunda-feira, 04 de maio de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

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1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

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