A lei e as nações (At 10:34, 35)

Lições da Bíblia.

“4. Leia Atos 10:34, 35; 17:26, 27; Romanos 1:20; 2:14. Qual é o ensinamento central desses textos?”1. “Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável.” (Atos 10:34-35 RA)2; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós;” (Atos 17:26-27 RA)2; Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;” (Romanos 1:20 RA)2;Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos.” (Romanos 2:14 RA)2. Deus não faz acepção de pessoas, todos são iguais e descendem de um único ser humano, Adão. Deus se faz revelar através da criação a tosos os homens desde o princípio. A sua lei é posta no coração de toda a humanidade, todos os seres humanos são capazes de fazer distinção entre o bem e o mal.

“Apesar dos erros de Israel, Deus não deixou as pessoas de outras nações sem uma testemunha. Aqueles que não tiveram o privilégio de receber a revelação escrita de Deus receberam mensagens divinas por intermédio das páginas da revelação natural (Rm 1:20). O divino livro da natureza contém informações suficientes para conduzir pessoas a Ele.”

“Deus inspirou também uma medida de desejo espiritual em cada ser humano. De acordo com Paulo, aqueles que sentem a presença do Espírito de Deus se envolvem numa busca para encontrá-Lo (At 17:27). Muitas pessoas sentem um vazio no coração que não pode ser preenchido pelas coisas que o mundo oferece: fama, poder, dinheiro, sexo ou qualquer outra coisa. Na sua essência, essa foi a mensagem do livro de Eclesiastes. Esse vazio, essa insatisfação muitas vezes leva as pessoas a uma busca por algo além, algo que transcenda a rotina da existência. Elas são atraídas para a verdade revelada, num desejo de acabar com os anseios e o vazio da alma. Seja a vontade de Deus revelada por meio de documentos escritos ou pela natureza, a pessoa que recebe a revelação tem a responsabilidade de vivê-la. A verdade é a verdade, independentemente do veículo que a transmite, e os que detêm a verdade experimentarão a ira de Deus (Rm 1:18). Consequentemente, embora muitas pessoas possam não ter conhecido a Bíblia nem os Dez Mandamentos, Deus ainda as considera responsáveis pelas porções de verdade que elas recolheram. Em última análise, todos serão julgados, e o padrão de julgamento será a lei: seja a lei que Deus revelou claramente por meio de Seu profeta Moisés, ou, para os que não conhecem a lei escrita, a lei da consciência, que se desenvolve quando ouvimos a voz de Deus na natureza.”

“Você já enfrentou decepções que mostraram que este mundo é inseguro e insatisfatório? O que aprendeu com essas experiências sobre o que é realmente importante?”

“O livro A Única Esperança mudará a vida de milhares de pessoas. Faça sua parte e espalhe essa mensagem!”

Terça-feira, 27 de maio de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

2 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos