A maldição da lei (Gl 3:10-14)

Lições da Bíblia.

“6. O que os textos a seguir dizem sobre a natureza humana? Como podemos ver a realidade dessa verdade a cada dia?”1 Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Salmos 51:5 RA)2; “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam.” (Isaías 64:6 RA)2; “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” (Romanos 3:23 RA)2. Todos somos pecadores por natureza e a nossa justiça é imprestável.

“Com exceção de Cristo, todos os seres humanos têm uma experiência comum, visto que todos foram infectados pelo pecado de Adão. Consequentemente, nenhum ser humano comum jamais pode alegar ser totalmente justo. Há alguns, como Elias e Enoque, que viveram excepcionalmente perto de Deus, mas nenhum deles foi capaz de viver de modo completamente irrepreensível. Na verdade, foi com essa realidade em mente que Paulo declarou: ‘Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las’ (Gl 3:10). A verdade é que a lei exige total e completa obediência. Quem, a não ser Jesus, algum dia já prestou essa obediência?”1

“7. Como o texto de Romanos 6:23 ajuda a definir o que significa a ‘maldição da lei’? Leia também Gn 2:17; Ez 18:4.”1 “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:23 RA)2; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2:17 RA)2; “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.” (Ezequiel 18:4 RA)2. A maldição da lei é a morte como consequência de sua transgressão.

“Todos estão naturalmente sob a maldição da lei. Porque a lei não tem margem nenhuma para erro, é impossível que uma pessoa corrija um pecado passado. Consequentemente, a morte é o destino do indivíduo. Tiago pinta um quadro ainda mais sombrio ao nos lembrar de que a transgressão em um ponto da lei é tão pecaminosa quanto a transgressão em todos os pontos (Tg 2:10). ‘O salário do pecado é a morte’, mas a morte não é proporcional. Ela é total.”1

“Quando reconhecemos a condição desamparada daqueles que estão sob a maldição, é mais fácil avaliar a extensão do amor de Deus: ‘Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores’ (Rm 5:8). Mediante Sua morte, ‘Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-Se Ele próprio maldição em nosso lugar’ (Gl 3:13).1

“Pense no que Paulo disse: ‘Os que se apoiam na prática da lei estão debaixo de maldição’ (Gl 3:10, NVI). Por isso, a lei não pode nos salvar. Assim, somos amaldiçoados com a morte. Como o reconhecimento dessa verdade nos ajuda a valorizar o que recebemos em Jesus? De que forma manifestamos essa valorização em nossa vida? Leia 1 João 5:3.”1 “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos,” (1 João 5:3 RA)2.

Quinta-feira, 08 de maio de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos