Mortos para a lei (Rm 7:1-6)

Lições da Bíblia.

“1. Examine atentamente Romanos 7:1-6 e resuma o que Paulo diz. Tenha em mente outras passagens bíblicas sobre a lei.”1 “Porventura, ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem toda a sua vida? Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias. Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus. Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte. Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.” (Romanos 7:1-6 RA)2. Paulo não fala que a lei foi abolida, no entanto afirma que todas as pessoas que pela fé aceitam a Jesus com seu Salvador e Senhor estão vestida de Sua justiça e graça, passam a ser novas criaturas não mais sujeita a penalidade da lei, visto viverem em harmonia com ela. Embora ainda sejam pecadores, foram redimidos, vivendo em novidade de vida.

“Embora algumas versões da Bíblia tenham traduzido incorretamente o verso 1, onde está escrito que ‘a lei tem autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive’ (NVI), uma interpretação literal é: ‘Toda pessoa viva está sob o domínio da lei’ A ênfase não está nos mortos, mas nos vivos.”1

“O exemplo do casamento demonstra que toda pessoa casada que tenha um relacionamento íntimo com alguém que não seja seu cônjuge transgride a lei e é culpada de adultério. Somente quando o cônjuge morre, a pessoa pode se unir a outra sem transgredir a lei.”1

“Além disso, alguns argumentam que essa passagem mostra a morte da lei.”1

“No entanto, ela realmente mostra a morte de uma pessoa para a lei por meio do corpo de Cristo (Rm 7:4). De acordo com Romanos 6:6, a parte da pessoa que morre é ‘o velho homem’. Quando unida ao velho homem, a pessoa é condenada pela lei e, por isso, fica presa em um relacionamento infeliz (Rm 7:9-11, 24). Depois da morte do velho homem, a pessoa fica livre para entrar em um relacionamento com outro, o Cristo ressurreto (Rm 7:4).”1

“O que Paulo está dizendo é que, uma vez que a lei domina a pessoa viva, a lei de Deus também deve governar a nova união. No entanto, o fato de que o cristão agora está unido em matrimônio com Cristo significa que a lei não é mais um instrumento de condenação. O crente em Jesus fica livre da condenação da lei, porque ele está coberto pela justiça de Jesus.”1

“Paulo não afirma que os Dez Mandamentos, que definem o pecado, estão agora abolidos. Isso estaria em contradição com grande parte da Bíblia, incluindo os próprios escritos do apóstolo. Em vez disso, ele fala sobre o novo relacionamento que uma pessoa tem com a lei mediante a fé em Jesus. A lei ainda é obrigatória, mas para aquele que crê em Jesus, aquele que morreu para o eu e para o pecado, a lei não mais o mantém nas garras da condenação, porque ele passa a pertencer a outra Pessoa, o Senhor Jesus.”1

Domingo, 04 de maio de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos