Uma nova criação

Lições da Bíblia.

“O sábado não somente nos lembra da capacidade criadora de Deus, mas aponta para Suas promessas de restauração. Na realidade, a cada cura de uma pessoa no sábado, a promessa de restauração eterna era confirmada. De modo único, o sábado proporciona uma visão que remonta aos primórdios da história da Terra e se estende para o destino final da humanidade. Por isso, podemos dizer que o sábado aponta tanto para a criação quanto para a redenção.”1

“Deus criou este mundo uma vez. Mas, devido ao pecado, Sua criação foi pervertida. No entanto, essa perversão não durará para sempre. Um elemento-chave do plano de salvação é a restauração, não apenas da Terra, mas também das pessoas feitas à Sua imagem, as quais receberão novamente essa imagem e viverão na Nova Terra. Este será o aspecto mais importante da restauração. O mesmo Deus que no princípio criou a Terra, feito que celebramos a cada sétimo dia, recriará a Terra. Medite neste fato: É tão importante lembrar a criação que somos orientados a fazer isso de uma forma especial, a cada semana.”1

“5. Leia os textos a seguir. Qual é a ligação entre a mensagem de cada um deles e o significado do sábado?”1 “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.” (Isaías 65:17 RA)2; “Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.” (Isaías 66:22 RA)2; “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.” (Apocalipse 21:1 RA)2; “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17 RA)2; “Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.” (Gálatas 6:15 RA)2; “E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.” (Apocalipse 21:5 RA)2. O sábado relembra a criação, Deus recriará todas as coisas maculadas pelo pecado inclusive os seres humanos, que após terem se tornado novas criaturas, pela graça divina, serão restaurados a Sua imagem e semelhança. O sábado também é um sinal da redenção humana, quando nesse dia adoramos o nosso Criador e Redentor fazemos do sábado um memorial eterno do amor de Deus por seus filhos.

“O sábado ‘declara que Aquele que criou todas as coisas no Céu e na Terra, e por quem todas as coisas se mantêm unidas, é a cabeça da igreja, e que por Seu poder somos reconciliados com Deus. [...] o sábado é um sinal do poder de Cristo para nos fazer santos. E é dado a todos quantos Cristo santifica. Como sinal de Seu poder santificador, o sábado é dado a todos quantos, por meio de Cristo, se tornam parte do Israel de Deus’ (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 288).”1

“Na prática, o que você pode fazer para permitir que o poder de Deus o santifique? Que escolhas diárias podem ajudar ou atrapalhar esse processo de recriação em sua vida?”1

Quinta-feira, 01 de maio de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos