De Noé a Abraão (Gn 6:5-9)
Lições da Bíblia.
“O mundo no qual Noé nasceu era pior do que qualquer sociedade que já existiu, o que significa que deve ter sido muito ruim. Com pessoas vivendo por quase mil anos, não é difícil imaginar como o mal podia se tornar enraizado na sociedade, a tal ponto que Deus se arrependeu de ter criado as pessoas!”1
“2. Leia Gênesis 6 e, depois, responda às seguintes perguntas:”1 “Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade. Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Porém Noé achou graça diante do SENHOR. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta, a largura; e a altura, de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro. Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá. Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo. Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida. Leva contigo de tudo o que se come, ajunta-o contigo; ser-te-á para alimento, a ti e a eles. Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.” (Gênesis 6:1-22 RA)2.
“a. Como devemos entender a ideia de que Deus Se ‘arrependeu’ de ter criado a humanidade? Isso significa que Deus não havia previsto o que aconteceria? Por quê?” “Então, o SENHOR apareceu, ali, na coluna de nuvem, a qual se deteve sobre a porta da tenda. Disse o SENHOR a Moisés: Eis que estás para dormir com teus pais; e este povo se levantará, e se prostituirá, indo após deuses estranhos na terra para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a aliança que fiz com ele. Nesse dia, a minha ira se acenderá contra ele; desampará-lo-ei e dele esconderei o rosto, para que seja devorado; e tantos males e angústias o alcançarão, que dirá naquele dia: Não nos alcançaram estes males por não estar o nosso Deus no meio de nós?” (Dt 31:15-17 RA)2. Deus não se arrepende com se arrepende o homem, nesse contexto da humanidade antes do dilúvio, pesou no coração de Deus o estado pecaminoso do povo, isso O levou a uma mudança de atitude, embora, em Sua onisciência já soubesse o que ocorreria. O texto de Deuteronômio 31:15-17 nos revela claramente esta realidade.
“b. Ellen G. White escreveu que as designações ‘filhos de Deus’ e ‘filhas dos homens’ se referem ao casamento entre homens fiéis e mulheres infiéis. Que lições podemos aprender em Gênesis 6 sobre a interação da igreja com o mundo?”1 O julgo desigual seculariza a igreja podendo levar os indivíduos para mais longe de Deus.
“c. Quais foram algumas das coisas que essas pessoas fizeram que desagradaram a Deus? Essas coisas estão relacionadas com a Sua lei?”1 “Mistura de fiéis com infiéis; sujeição às paixões carnais; violência e maldade; injustiça, desonestidade e incredulidade. Essas coisas existiam por falta de comunhão com Deus e obediência a Suas leis.”1
“d. Considere a descrição de Noé em Gênesis 6. Que tipo de homem ele era, especialmente em um mundo tão corrompido? Ao mesmo tempo, por que Noé necessitava de ‘graça’ aos olhos do Senhor? O que isso nos diz sobre a relação entre a fé e a lei de Deus, mesmo naquela época?”1 “Noé achou graça diante do Senhor. Ele era justo e íntegro e andava com Deus. Sua obediência às leis divinas era o resultado da graça e da salvação em sua vida.”1
Segunda-feira, 16 de junho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.