João e a lei

Lições da Bíblia.

“Depois de Paulo, João é o segundo em número de livros escritos para o Novo Testamento. Esse é o mesmo João que escreveu o Evangelho, três cartas e o livro do Apocalipse. Como Pedro, ele estava entre os primeiros discípulos que Jesus escolheu, e também tinha um relacionamento especial com Jesus. Por causa de sua proximidade com Jesus, ele é muitas vezes mencionado como ‘João, o amado’. A julgar pela conclusão de seu evangelho (Jo 21:25), João conhecia muitas informações pessoais sobre Jesus. Certamente, alguém tão próximo de Jesus como João saberia se Jesus tivesse anulado a lei de Deus.”1

“5. Leia João 15:1-11 e 1 João 2:3-6. O que esses versos dizem sobre a relação que devemos ter com os ‘mandamentos’ de Deus?”1. “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.” (João 15:1-11 RA); Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou. (1 João 2:3-6 RA). Para permanecermos no amor de Deus é necessário que guardemos os seus mandamentos, pois todo aquele que O ama guarda os Seus mandamentos. Embora sejamos salvos pela graça necessitamos permanecer ligados a Cristo pela obediência de Sua palavra.

“Perto do fim de Sua vida terrena, Jesus pôde testemunhar aos Seus discípulos que Ele havia sido fiel aos mandamentos de Seu Pai e, como resultado, havia permanecido no amor do Pai (Jo 15:10). Jesus não via os mandamentos como obstáculos a serem rejeitados ou descartados, mas como diretrizes para um relacionamento amoroso com Ele e com outras pessoas. Quando João, o discípulo amado, lembra os cristãos de sua obrigação para com Deus, ele usa a mesma linguagem do amor e unidade que Jesus usa no evangelho. Na verdade, João compreendeu que o amor sempre foi a essência da lei (por exemplo, 2Jo 6). Uma pessoa não pode alegar que está guardando a lei se ela não se envolve em relacionamento amoroso com Deus e com outras pessoas.”

"’A lei de Deus requer que amemos aos outros assim como amamos a nós mesmos. Então, toda faculdade e ação da mente devem ser exercidas para esse fim – realizar a maior quantidade de bem. [...] Quão agradável é ao Doador que empreguemos os dons reais da alma, a fim de que possam produzir efeito poderoso sobre outros! São eles o elo entre Deus e os seres humanos, e revelam o Espírito de Cristo e os atributos do Céu. O poder da santidade, que pode ser visto, embora não seja ostentado, fala com mais eloquência do que os sermões mais bem preparados. Fala de Deus e expõe diante de homens e mulheres o seu dever mais poderosamente do que o podem fazer meras palavras’ (Ellen G. White, Manuscript Releases, v. 20, p. 138; Cristo Triunfante [MM 2002], p. 210).”1

“Você consegue ligar a lei ao amor? Qual é a função da lei de Deus na expressão do nosso amor?”1

Terça-feira, 10 de junho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos