Paulo e a lei

Lições da Bíblia.

“Dizem que Paulo foi o verdadeiro fundador do cristianismo. Isso está errado, é claro. Embora Paulo tenha contribuído muito para nossa compreensão teológica da doutrina cristã, incluindo 14 dos 27 livros do Novo Testamento, praticamente todos os ensinamentos de seus escritos podem ser encontrados em outras partes das Escrituras. A principal razão pela qual alguns alegam que Paulo iniciou uma ‘nova’ religião é o conceito errado acerca do seu ensinamento sobre lei e graça.”1

“1. Considere os seguintes textos: Romanos 3:28; 6:14; 7:4; Gálatas 3:24, 25. À primeira vista, por qual razão, com base nesses versos, alguns pensam que eles anulam a lei?”1 “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.” (Romanos 3:28 RA)2; “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.” (Romanos 6:14 RA)2; “Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.” (Romanos 7:4 RA)2; De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.” (Gálatas 3:24-25 RA)2. Quando lidos isoladamente os textos em questão transmitem a ideia que a lei foi abolida pela graça.

“Lidos isoladamente, esses textos certamente dão a impressão de que a lei não mais é relevante para o cristão. No entanto, todos esses versos pertencem a um contexto mais amplo que precisamos considerar para entender o que Paulo está realmente dizendo.”

“2. Examine o contexto de cada um dos textos acima, dando especial atenção a Romanos 3:31, 6:15, 7:7-12 e Gálatas 3:21. Como esses versos e o contexto deles nos ajudam a entender melhor a mensagem de Paulo sobre a lei?”1 Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.” (Romanos 3:31 RA)2; “E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum! (Romanos 6:15 RA)2; “Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado. Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte. Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou. Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.” (Romanos 7:7-12 RA)2. A lei não foi abolida, a lei, aponta o nosso pecado, nos mostra a necessidade de um salvador. Embora não sejamos salvos pela lei ela revela a vontade de Deus para a nossa vida, sendo portanto, santa justa a boa. Sua obediência deve ser o resultado da salvação operado por cristo em nossa vida.

“Para os que não entendem o conceito de justificação pela fé, pode parecer que Paulo está se contradizendo. Ele afirma que o cristão não está debaixo da lei. Ao mesmo tempo, ele diz que o cristão é obrigado a guardar a lei. O problema é resolvido quando lembramos que Deus exige justiça daqueles que afirmam estar em relacionamento com Ele. O padrão de justiça é a Sua lei. No entanto, quando as pessoas se comparam com essa lei, ficam abaixo desse padrão e, por isso, são condenadas pela lei. Se a lei fosse o meio de salvação, então ninguém teria qualquer esperança de vida eterna. A esperança do cristão não é encontrada na lei, mas em Jesus Cristo, que não apenas guardou a lei perfeitamente, mas, por intermédio do poder miraculoso de Deus, permite que os cristãos participem da Sua justiça (Rm 8:3, 4). O cristão pode agora obedecer à lei de Deus com uma consciência livre, porque Cristo removeu a condenação da lei (Rm 7:25–8:2). A graça que vem por meio de Cristo não nos isenta da lei, mas nos leva a obedecê-la.”1

Domingo, 08 de junho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos