Pedro e a lei (1Pe 2:9)

Lições da Bíblia.

“Pedro foi um dos apóstolos mais próximos de Jesus. Entre os primeiros escolhidos, ele esteve presente em muitos dos principais eventos do ministério de Jesus. Em Cesareia de Filipe, ele fez a declaração de que Jesus era o Messias (Mt 16:13-16). Pedro seguiu o Salvador para a casa de Caifás, na noite em que Jesus foi preso e julgado (Mt 26:57, 58). Na manhã em que o Jesus ressuscitado apareceu aos discípulos junto ao mar, foi Pedro quem recebeu instruções específicas sobre o ministério em favor de Cristo (Jo 21:15-19). Quando o primeiro grupo de crentes se reuniu no dia de Pentecostes, Pedro foi o principal orador. Certamente, se a lei tivesse sido alterada, Pedro saberia.”1

“3. O que Atos 10:9-14 nos diz sobre a fidelidade de Pedro à lei judaica depois da ascensão de Jesus? Se Pedro pensava dessa maneira sobre leis relacionadas à alimentação, qual era sua visão sobre a perpetuidade dos Dez Mandamentos?”1. “No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar. Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda.” (Atos 10:9-14 RA)2. Ao ter a visão na qual lhe era dada a ordem de comer toda sorte de animais imundos Pedro reagiu fortemente se negando a comer carnes proibidas pelas leis judaicas. Se ele ainda se mantinha obediente a uma lei sanitária certamente também estaria sendo obediente a lei moral, os dez mandamentos.

“Pedro recebeu a visão alguns anos após a ascensão de Jesus. Como resultado da pregação dos discípulos, milhares de judeus já tinham aceitado Jesus como Messias. Não há nada no registro bíblico sugerindo que o conteúdo da mensagem cristã incluísse instruções que levassem à rejeição da lei. De maneira poderosa, o incidente em Atos 10 demonstra que os primeiros cristãos se identificavam totalmente com suas raízes judaicas.”1

“4. Compare 1 Pedro 2:9 com Êxodo 19:6. Qual é o contexto de Êxodo 19:6?”1. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (1 Pedro 2:9 RA); vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.” (Êxodo 19:6 RA)2; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.” (Êxodo 19:6 RA)2. Estas palavras foram pronunciadas originalmente no contexto o encontro de Deus com o povo de Israel no Monte Sinai, antes que estes recebessem os Dez mandamentos escritos pelo dedo de Deus e entregue a eles por Moisés.

“Quando Pedro se referiu aos seus leitores como ‘sacerdócio real, nação santa’, eles devem ter se lembrado da ocasião em que a lei foi entregue no Sinai. Como herdeiros de Israel, deviam continuar cumprindo os termos da aliança revelados na lei de Deus. Então, logo depois de lembrar às pessoas a condição delas, Pedro as exortou a ter uma vida de justiça (1Pe 2:11, 12). Ele também alertou seu público a ter cuidado com os falsos mestres que promoviam um evangelho sem lei (2Pe 2:21; 3:2).”1

“Lembre-se das vezes em que Pedro errou. Ainda assim, considere a graça estendida a ele. Como podemos aprender (1) a estender esse tipo de graça aos outros e (2) a aceitar a graça para nós mesmos quando erramos?”1

Segunda-feira, 09 de junho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos