Revelado pelo Filho

Lições da Bíblia

“Falando sobre o Pai, João diz: "Ninguém jamais viu a Deus" (Jo 1:18). Desde a queda de Adão e Eva, o pecado tem nos impedido de conhecer Deus. Moisés quis vê-Lo, mas o Senhor explicou a ele: "Não poderás ver a Minha face, porquanto homem nenhum verá a Minha face e viverá" (Ex 33:20, ARC). No entanto, conhecer Deus deve ser nossa prioridade, porque vida eterna é conhecer o Pai (Jo 17:3).”1

“2. O que precisamos saber a respeito de Deus? Por que é importante conhecer essas coisas?”1 “23 Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; 24 mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.” (Jr 9:23, 24 RA)2. Necessitamos saber que Deus é misericordioso e julga justamente. Isso é importante para não sermos enganados pelas astucias de Satanás, que perverte o direito e acusa Deus pelas injustiças nesse mundo.

“No grande conflito, o principal ataque de Satanás foi contra o caráter de Deus. O diabo se esforçou para convencer todos de que Deus é egoísta, severo e arbitrário. Para Deus, a melhor maneira de responder a essa acusação foi viver na Terra, a fim de demonstrar a falsidade dela. Jesus veio ao mundo para representar a natureza e o caráter de Deus, e para corrigir o conceito distorcido que muitos tinham desenvolvido sobre a Divindade. ‘O Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem O revelou’ (Jo 1:18).”1

“3. Leia João 14:8-10. Observe quão pouco os discípulos conheciam sobre o Pai depois de passar mais de três anos com Jesus. O que podemos aprender a partir de sua falta de compreensão?”1 “8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.” (João 14:8-10 RA)2. As palavras de Jesus foram claras “Quem me vê a mim vê o Pai [...]”, em outras palavras, quem conhece a mim conhece o Pai. É comum ouvir das às pessoas ideia distorcida de que Deus Pai, possui um caráter austero e punitivo enquanto Jesus um caráter amoroso. Essa falsa ideia demostra o quanto conhecemos pouco a Jesus, o próprio Deus conosco.

“Jesus ficou triste e surpreso ao ouvir a pergunta de Filipe. Sua gentil repreensão, na verdade, revelou Seu paciente amor para com Seus vagarosos discípulos. A resposta de Jesus implicava a seguinte indagação: Seria possível que, depois de andar comigo, ouvindo Minhas palavras, vendo Meus milagres de alimentar as multidões, de curar os doentes e de ressuscitar os mortos, vocês não Me conheçam? Seria possível que vocês não reconheçam o Pai nas obras que Ele faz por Meu intermédio? A falha dos discípulos em conhecer o Pai por meio de Jesus não significa que Jesus havia representado o Pai de modo equivocado. Ao contrário, Jesus tinha certeza de que havia cumprido Sua missão de revelar o Pai de maneira mais completa do que jamais tinha sido visto antes. Por isso, Ele podia dizer aos discípulos: ‘Se vós Me tivésseis conhecido, conheceríeis também a Meu Pai. [...] Quem Me vê a Mim vê o Pai’ (Jo 14:7, 9).”

Segunda-feira, 30 de junho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos