Tiago e a lei

Lições da Bíblia.

"Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado? Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo arguidos pela lei como transgressores" (Tg 2:7-9)1.

“Há apenas um livro no Novo Testamento atribuído a Tiago. Embora o autor não estipule qual Tiago ele é, geralmente se aceita que essa carta foi escrita por Tiago, irmão de Jesus. Ainda que, talvez, a princípio ele tenha sido cético sobre a messianidade de Jesus (Jo 7:5), posteriormente, Tiago foi elevado a uma influente posição de liderança na igreja do Novo Testamento (At 15:13; Gl 1:19). Portanto, se Jesus tivesse a intenção de anular a lei divina, Seu irmão certamente saberia.”2

“6. Qual é a mensagem básica de Tiago 2:1-26? Por que Tiago resumiria a lei nos versos 7-9, só para falar logo depois sobre guardar todos os mandamentos? Como esses versos mostram a ligação entre amor e obediência à lei de Deus?”2 “Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés, não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos? Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais? Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado? Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo arguidos pela lei como transgressores. Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo. Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2:1-26 RA)1. A fé sem obras é morta. A guarda dos mandamentos é a concretização da fé. Aquele que ama demostra esse amor em ações que confirmam a fé.

“Entendendo de modo equivocado o ensino de Paulo sobre a lei, alguns argumentam que Tiago e Paulo se contradizem a respeito do papel da lei. O principal ponto de discórdia é o lugar das obras na salvação. Paulo declara que somos salvos pela graça mediante a fé independentemente das obras (Ef 2:8, 9), enquanto Tiago enfatiza que ‘a fé sem obras é morta’ (Tg 2:26). Essas afirmações não são contraditórias. Tiago está apenas expressando de forma contundente o que Paulo havia dito inúmeras vezes sobre o fato de que a graça não anula a lei. Como Paulo em Romanos 13:9, Tiago entendia perfeitamente que a essência da lei de Deus é o amor (Tg 2:8). Ninguém pode realmente afirmar que guarda os mandamentos de Deus, se não pratica atos de amor.”2

Quarta-feira, 11 de junho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

2 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos