A obra do Espírito Santo

Lições da Bíblia

“Já mencionamos a importante função do Espírito Santo na vida do Cristo encarnado e na inspiração das Escrituras. Vamos nos concentrar agora no que Jesus ensinou sobre a obra do Espírito para nossa salvação.”1

“4. O que o Espírito Santo faz a fim de preparar-nos para aceitar o Salvador?”1 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:” (João 16:8 RA)2. Convence os seres humanos do pecado, da justiça e do juízo divino.

“Quem toma remédio a não ser aqueles que reconhecem que estão doentes? Da mesma forma, não podemos ser salvos, a menos que reconheçamos que somos pecadores. Suave, mas firmemente, o Espírito Santo nos convence de que pecamos, somos culpados e estamos sob o justo juízo de Deus.”1

“Então, o Espírito nos guia a Cristo, testemunhando sobre Ele (Jo 15:26), o único que pode nos salvar. Uma vez que Jesus é a verdade (Jo 14:6), ao nos levar a Ele, o Espírito também está nos guiando ‘a toda a verdade’ (Jo 16:13). Não poderia ser de outra forma, afinal, o Espírito Santo é chamado de ‘Espírito da verdade’ (Jo 14:17).1

“Quando somos convencidos do pecado (o que implica arrependimento dos nossos pecados) e somos conduzidos a Jesus e Sua verdade, estamos prontos para que o Espírito Santo faça Sua obra maior.”1

5. Por que é tão crucial ser ‘nascido do Espírito’? “5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” (João 3:5-8 RA)2. Quem não nascer do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O Espírito é que realiza a obra do novo nascimento capaz de nos tornar aptos para o reino dos céus.

“Aqueles que tentaram reformar a vida por si mesmos sabem quão inúteis são seus esforços. Sem a intervenção divina, é-nos impossível transformar nossa vida pecaminosa e degenerada. A regeneração de um pecador requer o poder criador que só o divino Espírito Santo pode proporcionar. Somos salvos ‘mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo’ (Tt 3:5). O que o Espírito faz não é uma modificação ou melhoramento da antiga vida, mas uma transformação da natureza, a criação de uma nova vida. Os resultados de tal milagre são claramente visíveis e constituem um argumento irrefutável em favor do evangelho.”1

“A atuação do Espírito Santo não é necessária apenas no início da nossa vida cristã. Precisamos dEle constantemente. Para promover nosso crescimento espiritual, Ele nos ensina todas as coisas que Jesus ensinou e delas nos faz lembrar (Jo 14:26). Se permitirmos, Ele permanecerá conosco para sempre como nosso Ajudador, Consolador e Conselheiro (Jo 14:16).”1

“Maus hábitos de caráter são difíceis de mudar. E quando mudamos, a menos que vigiemos constantemente, podemos cair nesses hábitos novamente. O que nossas fraquezas inerentes e propensões ao pecado devem nos dizer sobre nossa constante necessidade de nos render ao Espírito Santo?”1

Quarta-feira, 16 de julho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos