Natureza divina de Cristo – Parte 2

Lições da Bíblia

Jesus declarou e demonstrou que tinha o mesmo poder do Pai para vencer a morte.Assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer (Jo 5:21). Somente Deus pode afirmar:Eu Sou a ressurreição e a vida(Jo 11:25).”1

“Outra indicação clara de Sua divindade é encontrada em Sua declaração de preexistência. Ele desceu do Céu (Jo 3:13) porque o Pai O enviou (Jo 5:23). Então, mais uma vez, Jesus reafirmou Sua preexistência: ‘Agora, glorifica-Me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que Eu tive junto de Ti, antes que houvesse mundo’ (Jo 17:5).”1

“4. Por que João 8:58 é uma das declarações mais diretas e profundas de Jesus sobre Sua divindade? Leia também Êx 3:13, 14.”1 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.” (João 8:58 RA)2; “13 Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14 Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.” (Êxodo 3:14-14)2. Ao se denominar como o EU SOU, o mesmo nome usado por Deus para se apresentar a Moises no deserto de Midiã, Jesus se declara aquele que é eterno, o criador do universo.

“Em contraste com Abraão, que passou a existir, que é o significado literal da raiz grega ginomai, traduzida aqui como ‘existisse’, Jesus anunciou a Si mesmo como o Ser autoexistente. Ele não apenas existia antes do nascimento de Abraão, mas existe eternamente. A expressão ‘Eu Sou’ implica existência contínua. Além disso, ‘Eu Sou’ é o título do próprio Senhor [Yahweh] (Êx 3:14). Os líderes entenderam, inequivocamente, que Jesus afirmou ser o ‘Eu Sou’ revelado na sarça ardente. Para eles, Ele era culpado de blasfêmia e por isso ‘pegaram em pedras para atirarem nEle (Jo 8:59).”1

“Os evangelhos mostram que Jesus, sem mostrar desaprovação, aceitou a adoração de outras pessoas. Ele sabia muito bem que, de acordo com as Escrituras, somente Deus merece a adoração do homem, pois Ele disse a Satanás: ‘Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto’ (Mt 4:10). Portanto, ao aceitar a adoração de outros, Ele estava revelando Sua divindade. Os discípulos no mar (Mt 14:33), o cego curado (Jo 9:38), as mulheres junto ao túmulo de Jesus (Mt 28:9) e os discípulos na Galileia (Mt 28:17): todos O adoraram abertamente, reconhecendo Sua divindade. As palavras de Tomé a Jesus:Senhor meu e Deus meu!’ (Jo 20:28) não teriam sido proferidas por um judeu naquela época, a menos que ele entendesse claramente que estava falando com Deus.”1

“Leia João 20:29 [‘Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.’]. Quais são as coisas nas quais você acredita, embora não as tenha visto? Quais são as implicações de sua resposta para a questão da fé?”1

Quarta-feira, 09 de julho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos