O Espírito Santo é uma Pessoa

Lições da Bíblia

“Ellen G. White escreveu que ‘a natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não revelou isso a eles. [...] Com relação a tais mistérios – demasiadamente profundos para o entendimento humano – o silêncio é ouro’ (Atos dos Apóstolos, p. 52).”1

“No entanto, ela também afirmou que ‘o Espírito Santo é uma Pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. [...] Deve ser também uma Pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus’ (Ellen G. White, Evangelismo, p. 616, 617). Essa declaração tem base bíblica (Rm 8:16; 1Co 2:10, 11). Embora estejamos limitados pela nossa natureza humana, mediante as Escrituras, podemos pelo menos saber que o Espírito Santo é uma Pessoa e que Ele é divino. O que Jesus disse sobre o Espírito Santo confirma essa conclusão.”1

2. Quais são algumas das ações do Espírito Santo que mostram que Ele é uma Pessoa? “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” (João 14:26 RA)2; “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;” (João 16:26 RA)2; “7 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. 8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado e da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; 11 do juízo, porque o príncipe desse mundo já está julgado. 12 Tenho ainda muito que vos dizer, mas não o podeis suportar agora; 13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. 14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.” (João 16:7-14 RA)2. O Espírito Santo lembrar tudo que Cristo disse aos seus discípulos; testemunha de Cristo, convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Ele guia em toda a verdade e anuncia as coisas que hão de vir.

“Jesus mencionou diversas atividades que o Espírito realiza, sendo que todas elas implicam uma personalidade. Quem, melhor do que uma pessoa, pode nos ensinar e trazer à nossa lembrança todas as coisas que Cristo disse (Jo 14:26)? Ou quem, melhor do que um Ser pessoal, pode testemunhar de Jesus (Jo 15:26), convencer o mundo (Jo 16:8), guiar-nos em toda a verdade, ouvir e falar (Jo 16:13)? Somente uma pessoa inteligente pode glorificar a Cristo (Jo 16:14).”1

“Os escritores do Novo Testamento deixaram claro que o Espírito Santo tem as características essenciais de uma pessoa: vontade (1Co 12:11), inteligência (At 15:28; Rm 8:27) e emoções (Rm 15:30; Ef 4:30).”1

“Por ser o Espírito Santo uma Pessoa divina, devemos nos render humildemente à Sua vontade e orientação. Nós O convidamos para habitar em nosso coração (Rm 8:9), para transformar nossa vida (Tt 3:5) e para produzir o fruto do Espírito em nosso caráter (Gl 5:22, 23). Em nós mesmos, somos desamparados. Apenas mediante Seu poder atuando em nós podemos nos tornar o que nos foi prometido em Jesus.”1

“Infelizmente, o Espírito Santo pode ser rejeitado. Como você pode ter a certeza de que, no dia a dia, não está se afastando do que Ele procura fazer na sua vida?”1

Segunda-feira, 14 de julho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos