Reconheça sua necessidade

Lições da Bíblia
“1. Leia Lucas 5:27-32. Como você pode saber em qual grupo está?”1 “27 Passadas estas coisas, saindo, viu um publicano, chamado Levi, assentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me! 28 Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu. 29 Então, lhe ofereceu Levi um grande banquete em sua casa; e numerosos publicanos e outros estavam com eles à mesa. 30 Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores? 31 Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. 32 Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.” (Lucas 5:27-32 RA)2. Se reconheço que sou pecador necessitado da graça de Deus pertenço ao grupo de doentes e pecadores.
“Muitas pessoas têm boa saúde física e ‘não precisam de médico’. Porém, no aspecto espiritual, quem é realmente sadio? De todos os seres humanos, ‘não há quem faça o bem, não há nem um sequer’ (Sl 14:3), ninguém é justo por si mesmo (Rm 3:10). Podemos fazer algumas ações moralmente boas, mas não podemos nos tornar justos diante de Deus. Por isso, ao dizer que não tinha vindo ‘chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento’ (Lc 5:32), Jesus estava Se referindo aos fariseus, que pensavam ser justos, embora não fossem. Infelizmente, mesmo acreditando que estavam em boa posição diante de Deus, eles eram espiritualmente cegos (Jo 9:40, 41).”1
“O primeiro passo para receber a cura do pecado é reconhecer nosso estado pecaminoso e nossa total incapacidade de curar a nós mesmos. Mas, como podemos ver nossa necessidade real se somos cegos? Como podemos reconhecer que somos pecadores, se são justamente nossos pecados que nos impedem de reconhecer nossa verdadeira condição?”1
“2. Como nossos olhos espirituais podem ser abertos para que reconheçamos nossa desesperada necessidade de um Salvador?”1Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:” (João 16:8 RA)2. Pela ação do Espírito Santo, é Ele nos convence do pecado e que carecemos da graça de Deus.
“O único colírio que pode nos fazer ver nossa real condição espiritual é o Espírito Santo. Antes de qualquer outra obra que Ele possa fazer por nós, Ele deve nos convencer do pecado. Persistentemente, Ele desperta nossa mente a fim de produzir em nós uma consciência inevitável dos pecados e um profundo senso de culpa, o que nos leva a almejar um Salvador. Quando ouvimos esse chamado, devemos atender e obedecer. Caso contrário, mais cedo ou mais tarde, estaremos tão resistentes ao Espírito Santo que nada poderá ser feito por nós. Que pensamento assustador!”1
“A culpa muitas vezes é algo ruim. Alguma vez o Espírito Santo a usou para seu benefício espiritual?”1
Participe do projeto “Reavivados por Sua Palavra”: acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/
Domingo, 27 de julho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos