Siga Jesus

Lições da Bíblia

“Quando em fé reconhecemos nossa necessidade, arrependemo-nos, confessamos nossos pecados e suplicamos a justiça de Cristo para nós, tornamo-nos Seus discípulos. Durante Seu ministério, Jesus chamou como discípulos pessoas diferentes, como Pedro, Tiago e João. Esse chamado implicava deixar tudo para segui-Lo (Mt 4:20, 22; Mc 10:28; Lc 5:28). De fato, nos evangelhos o verbo seguir se tornou praticamente sinônimo para o que significa ser ‘discípulo’.”1

“6. Quais dois elementos são essenciais para ser discípulo de Jesus?1 “30 Ditas estas coisas, muitos creram nele. 31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;” (João 8:30-31 RA). Crer em Cristo e permanecer em Sua Palavra.

“Algumas pessoas tentam separar a fé em Jesus da fidelidade aos Seus ensinamentos, como se a primeira fosse mais importante que a segunda. Mas Jesus não fez tal distinção. Para Ele, os dois aspectos estão intimamente relacionados e são fundamentais para o verdadeiro discipulado. Um discípulo de Jesus é comprometido com Sua pessoa, bem como com Suas palavras. Embora haja sempre o perigo de ficar tão envolvidos com as doutrinas e formas de fé a ponto de perdermos de vista o próprio Jesus, devemos também estar cientes do perigo de pensar que tudo o que importa em nossa caminhada com o Senhor é crer nEle.”1

“7. Qual é o alto custo de ser um discípulo de Jesus?1 “25 Grandes multidões o acompanhavam, e ele, voltando-se, lhes disse: 26 Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:25-27 RA)2. O alto custo de renunciar a qualquer coisa que nos impeça de seguir a Jesus, isso inclui a nossa família, parentes e a nossa própria vida.

“Jesus usou o verbo aborrecer [ou odiar] como uma hipérbole que significa ‘amar menos’. A passagem paralela em Mateus esclarece o significado das palavras de Jesus: ‘Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a Mim não é digno de Mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a Mim não é digno de Mim’ (Mt 10:37). Jesus deve ter o primeiro lugar em nossa vida, se quisermos ser Seus discípulos.”1

“Qual foi seu custo de seguir a Cristo e ser um discípulo? O que sua resposta diz sobre sua caminhada com o Senhor?”1

Quinta-feira, 31 de julho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos