Fazer discípulos

Lições da Bíblia

“Depois da ressurreição, Jesus Se reuniu com os discípulos na Galileia, no ‘monte que Jesus lhes designara’ (Mt 28:16). Não somente os onze, mas também cerca de 500 irmãos ali estavam reunidos para se encontrar com o Senhor ressuscitado (1Co 15:6). Aquele que tinha vencido a morte, disse a eles: ‘Toda a autoridade Me foi dada no Céu e na Terra’ (Mt 28:18). Seu poder e autoridade não mais estavam limitados voluntariamente como estiveram durante Seu ministério terrestre. Ao contrário, como havia sido antes da encarnação, Sua autoridade incluía todo o Universo. Com base na Sua autoridade inquestionável, Ele confiou aos Seus seguidores uma missão.”1

“Segundo o relato de Mateus, ao dar a grande comissão, Jesus usou quatro verbos: ir, fazer discípulos, batizar e ensinar. Infelizmente, muitas versões da Bíblia não refletem o fato de que, no grego, o único verbo que está no imperativo aparece na expressão ‘fazer discípulos’, enquanto os outros três verbos estão no particípio. Isso significa que a ênfase da frase está em ‘fazer discípulos’. A isso estão subordinadas as outras três atividades.”1

“4. No cumprimento da ordem de ‘fazer discípulos’, qual é o papel das ações de ‘ir, batizar e ensinar’?” “19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28:19-20 RA)2. Para fazer discípulos é necessário ir ao encontro das pessoas batizando-as e ensinando-as a guardar a palavra de Deus.

“A ordem de Jesus indica três atividades envolvidas na obra de “fazer discípulos”. As três atividades não precisam ocorrer numa sequência específica. Ao contrário, elas se complementam. Ao ir a lugares diferentes, e finalmente ao mundo inteiro, devemos ensinar tudo o que Jesus ensinou, batizando os que O aceitam como Salvador e estão dispostos a guardar todas as coisas que Ele ordenou.”1

“Alegramo-nos quando alguém é batizado, mas o batismo não é o fim da história. É apenas parte do processo de fazer um discípulo. Nossa tarefa é convidar as pessoas a seguir Jesus, o que significa crer nEle, obedecer aos Seus ensinamentos, adotar Seu estilo de vida e convidar outros para que também se tornem Seus discípulos.”1

“A palavra toda [s] caracteriza esse texto. Porque Jesus tem “toda a autoridade”, temos que ir a ‘todas as nações’ ensinando-as a observar ‘todas as coisas’ que dizem respeito ao evangelho, com a certeza de que Cristo está conosco ‘sempre’ (literalmente, ‘todos os dias’) ‘até o fim dos tempos’ (NVI).”1

“O que é feito em sua igreja para nutrir e discipular novos cristãos? O que mais pode ser feito? E quanto a você? Quais talentos você pode usar para cumprir a comissão evangélica?”1

Quarta-feira, 27 de agosto de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos