Nascer de novo

Lições da Bíblia

“Um cristão zeloso confrontou uma senhora participante da política e perguntou a ela: ‘Você já nasceu de novo?’ Irritada com o que considerava uma questão pessoal, ela respondeu: “Deu certo na primeira vez, muito obrigado.”1

“Embora pensemos dessa forma, considerando nossa natureza decaída, nosso primeiro nascimento não é suficiente, pelo menos no que se refere à vida eterna. Para isso, precisamos ‘nascer de novo’.”1

“1. Leia o diálogo de Jesus com Nicodemos em João 3:1-15. Como Jesus explicou o que significava nascer de novo?”1 “1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. 3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. 9 Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: 10 Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? 11 Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. 12 Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? 13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem [que está no céu]. 14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.” (João 3:1-15 RA)2. Jesus em Sua resposta a Nicodemos destaca que o novo nascimento deve ocorrer de forma dupla, da água e do Espírito. A obra do Espírito Santo é semelhante ao vento, é sentida no entanto não sabemos como de fato ocorre. Essa obra pode levar pouco ou muito tempo, no entanto quando permitimos que o Espírito Santo trabalhe em nosso coração somos transformados e nascemos de novo.

“Sem dúvida, Nicodemos, um mestre em Israel, conhecia as Escrituras do Antigo Testamento, que falam sobre a necessidade de um “novo coração” e a disposição de Deus para criá-lo em nós (Sl 51:10; Ez 36:26). Jesus explicou a Nicodemos essa verdade e como isso pode acontecer.”1

“O diálogo registrado por João termina com as palavras de Jesus. Não há resposta de Nicodemos. Ele provavelmente tivesse ido para casa imerso em profundas reflexões. Silenciosamente, o Espírito Santo atuou em seu coração e, três anos mais tarde, ele estava pronto para se tornar publicamente discípulo de Cristo.”1

“O fato de que é necessário nascer de novo mostra, sem dúvida, que nosso nascimento anterior é insuficiente do ponto de vista espiritual. O novo nascimento deve ser duplo: da água e do Espírito. À luz do ministério de João Batista, Nicodemos facilmente entendeu que nascer da água se referia ao batismo com água.”1

“O que ele também precisava saber era que, nascer do Espírito é a renovação do coração pelo Espírito Santo.”1

“Existem semelhanças entre o nascimento físico e o espiritual. Ambos marcam o início de uma vida nova. Além disso, não produzimos nem um dos dois nascimentos por nós mesmos. Existe também uma diferença importante entre eles: não tivemos oportunidade de decidir se nasceríamos fisicamente, mas podemos aceitar nascer espiritualmente. Só os que decidem livremente permitir que o Espírito Santo gere uma nova vida espiritual dentro deles nascem de novo. Deus respeita nossa liberdade e, ainda que esteja ansioso para nos transformar, Ele não muda o nosso coração à força.”1

“Pense na sua conversão. Não importa se foi por meio de circunstâncias dramáticas ou por um processo longo e imperceptível de transformação. Como você experimentou o novo nascimento?”1

“Participe do projeto ‘Reavivados por Sua Palavra’: acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/”1

Domingo, 03 de agosto de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos