Nova vida em Cristo

Lições da Bíblia

“Só é possível nascer de novo por intermédio da obra do Espírito Santo. Jesus usou o fato de que a palavra grega pneuma significa tanto ‘espírito’ quanto ‘vento’, a fim de ilustrar o processo de conversão (Jo 3:8). O vento sopra. Nenhum de nós pode iniciá-lo, dirigi-lo nem impedi-lo. Seu grande poder está além do controle humano. Podemos apenas reagir a ele, aproveitando seu potencial para nosso benefício ou resistindo-o.”1

“Da mesma forma, o Espírito Santo está constantemente trabalhando no coração de cada ser humano, atraindo-o a Cristo. Ninguém tem controle sobre Seu grande poder para salvar e transformar. Podemos resistir a esse poder ou nos entregar a ele. Quando nos rendemos à Sua influência convincente, o Espírito Santo produz nova vida em nós.”1

“Existe uma forma de saber se experimentamos o novo nascimento? Sim. O Espírito atua de modo invisível, mas os resultados de Sua atividade são visíveis. As pessoas ao nosso redor saberão que Jesus criou um novo coração em nós. O Espírito sempre produz uma demonstração exterior da transformação interior que Ele realiza. Como Jesus disse: ‘Pelos seus frutos os conhecereis’ (Mt 7:20).”1

“’A nova vida em Cristo não é remendada com algumas reformas externas. Não é um melhoramento ou modificação da antiga vida, mas uma transformação completa’ (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 172).”1

“2. O que os textos a seguir nos dizem sobre o que o novo nascimento realiza em nós?” “5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6 que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, 7 a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.” (Tito 3:5-7 RA); “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17 RA); “Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.” (Gálatas 6:15 RA). O novo nascimento faz parte da obra redentora que Deus realiza em nós. É uma regeneração, mediante a justiça e graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que torna pecadores em novas criaturas segundo o propósito de Deus.

“Mediante o Espírito Santo, Cristo nos concede novos pensamentos, sentimentos e motivos. Desperta nossa consciência, muda nossa mente, subjuga todo desejo impuro e nos enche com a doce paz do Céu. Embora a mudança não aconteça de imediato, com o tempo, nos tornamos novas criaturas em Jesus. Precisamos nascer de novo, porque viemos ao mundo na condição de injustos diante de Deus.”1

“Medite nas suas últimas 24 horas. Até que ponto as pessoas perceberam Cristo em suas palavras, atitudes e ações? Ore sobre traços de caráter que ainda precisam ser modelados pelo Espírito Santo.”1

Segunda-feira, 04 de agosto de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos