O fundamento da igreja

Lições da Bíblia

“Jesus disse: ‘Sobre esta pedra edificarei a Minha igreja’ (Mt 16:18). Quem é a rocha (petra, em grego) sobre a qual a igreja é edificada? Alguns intérpretes acreditam que seja Pedro. Eles argumentam que o Senhor usou um jogo de palavras entre Pedro e pedra (Petros e petra, respectivamente, em grego), que, presumivelmente, seria mais claro na língua aramaica, provavelmente usada por Jesus. No entanto, o fato é que ninguém sabe com certeza o texto exato da declaração de Jesus em aramaico. Temos apenas o texto grego registrado por Mateus, que distingue entre Petros (pedra) e petra (rocha), uma distinção que não deve ser menosprezada.”1

“Há boas razões para afirmar que petra se refere a Cristo. O contexto imediato da declaração de Jesus (Mt 16:13-20) gira em torno da Sua identidade e missão, não da de Pedro. Além disso, Jesus já havia usado a imagem de construir sobre a rocha, identificando claramente a rocha com Ele mesmo e Seus ensinamentos (Mt 7:24, 25).”1

“1. Qual é o significado simbólico de ‘rocha’ no Antigo Testamento?’' "Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto." (Deuteronômio 32:4 RA); "A ti clamo, ó SENHOR; rocha minha, não sejas surdo para comigo; para que não suceda, se te calares acerca de mim, seja eu semelhante aos que descem à cova." (Salmo 28:1 RA); "2 Inclina-me os ouvidos, livra-me depressa; sê o meu castelo forte, cidadela fortíssima que me salve. 3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do teu nome, tu me conduzirás e me guiarás." (Salmo 31:2, 3 RA); "Digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?" (Salmo 42:9 RA); "Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado." (Salmo 62:2 RA). "porquanto te esqueceste do Deus da tua salvação e não te lembraste da Rocha da tua fortaleza. Ainda que faças plantações formosas e plantes mudas de fora," (Isaías 17:10 RA)2. A Rocha é Deus, o próprio Cristo.

“Quando Pedro e os outros apóstolos ouviram Jesus falando acerca de edificar Sua igreja sobre uma rocha, teriam interpretado essa imagem em termos do que ela significava no Antigo Testamento, ou seja, era um símbolo de Deus.”

“O próprio Pedro afirmou: ‘Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular’ (At 4:11). Ele aplicou o termo rocha a Cristo como fundamento da igreja (1Pe 2:4-8). Embora tenha comparado os cristãos em geral com ‘pedras que vivem’, ele utilizou o termo rocha (petra), apenas a Cristo. Na Bíblia, nenhum ser humano é chamado petra, exceto Jesus.”

“O apóstolo Paulo usou o termo petra em referência a Cristo (Rm 9:33; 1Co 10:4) e declarou categoricamente que ‘ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo’ (1Co 3:11). Concluímos, portanto, que a igreja apostólica entendeu de modo unânime que o próprio Jesus Cristo é a pedra fundamental sobre a qual a igreja está edificada, e todos os profetas e apóstolos, incluindo Pedro, são a primeira camada de pedras vivas no edifício espiritual da igreja (Ef 2:20).”1

“Por que é importante saber que a igreja, frágil como às vezes possa parecer, é fundamentada sobre o próprio Cristo?”1

“Participe do projeto “Reavivados por Sua Palavra”: acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/”1

Domingo, 17 de agosto de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos